A fumaça branca emergiu na chaminé da Capela Sistina anunciando ao planeta que a Igreja Católica tinha um novo líder: o cardeal norte-americano Robert Prevost, o sucessor do Papa Francisco. O cardeal francês Dominique Mamberti, proclamou o tradicional “Habemus Papam”.
Com 133 cardeais eleitores reunidos, Prevost alcançou a maioria dos votos, adotando o nome de Leão XIV.

PRIMEIRO DISCURSO
Assim que apareceu pela primeira vez diante da multidão reunida na Praça São Pedro, Leão XIV realizou a bênção “urbi et orbi” – à cidade e ao mundo – e fez seu primeiro discurso como pontífice.
Com uma mensagem de esperança e união, ele reforçou o papel da Igreja na promoção do diálogo e da acolhida: “Permita-me dar prosseguimento àquela mesma crença. Deus ama todos vocês. O mal não irá prevalecer. Estamos todos nas mãos de Deus. Precisamos tentar juntos sermos igreja missionária, que constrói pontes, diálogo, sempre aberta a receber, como nesta praça, de braços abertos, todos aqueles que precisam da nossa caridade e amor”.
PRAÇA LOTADA
A escolha do papa mobilizou milhares de fiéis, turistas e curiosos que aguardaram durante horas na Praça São Pedro. No momento em que a fumaça branca apareceu, indicando a decisão final, o Vaticano estimou cerca de 45 mil pessoas presentes.