CAMINHADA DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO MOBILIZA MORADORES EM ÁGUAS

4 Esporte Sudoeste Paulista

No sábado, 5, a Estância Hidromineral de Águas de Santa Bárbara promoveu a 1ª Caminhada de Conscientização do Autismo, com participação de moradores, famílias e crianças. O evento foi organizado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes.

A caminhada teve início em frente à Prefeitura e seguiu até a Praça da Matriz, contando também com uma atividade especial voltada às crianças atípicas e suas famílias, pois a iniciativa teve como objetivo ampliar a conscientização e reforçar a importância da inclusão social referente ao Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, data estabelecida em 2.007 com objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA).

ABRIL AZUL

O mês de conscientização sobre o autismo visa a inclusão, que começa com a informação, o respeito e a empatia, onde, juntos, é possível construir um mundo onde todas as pessoas, autistas ou não, possam ser compreendidas e acolhidas. Abril Azul é uma campanha de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A cor azul simboliza a tranquilidade e a necessidade de compreensão em relação ao autismo.

O TEA é um distúrbio caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento do indivíduo, interferindo na capacidade de comunicação, na linguagem, na interação social e no comportamento. No Brasil, existem 2 milhões de pessoas com TEA, ou 1% da população.

O debate sobre o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, data criada pela ONU em 2007, aconteceu na Comissão de Direitos Humanos e faz parte do ciclo de debates sobre os direitos das pessoas com deficiência e doenças raras, uma iniciativa da senadora Damares Alves.

O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal; entretanto, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo. Indivíduos com TEA podem e devem conquistar seu lugar na sociedade porque eles também têm aptidões e talentos específicos em determinadas áreas do conhecimento.

Em seu pronunciamento, o prefeito Wilian Meana frisou que “para mim é motivo de muito orgulho estar aqui hoje. O Matheus é uma pessoa que eu conheci há um tempo, sabia da capacidade dele, sabia que eu teria alguém do meu lado com condições realmente de entregar uma inclusão para as famílias que necessitam, para a sociedade. Nós acreditamos, e isso é do coração, nós queremos transformar Águas de Santa Bárbara em referência em muitas coisas. E pode ter certeza que esse cuidado com a pessoa com deficiência é uma delas, e será uma referência”, concluiu.

A caminhada teve início em frente à Prefeitura, organizado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência