Realizada na noite de terça-feira, 22, em Taguaí, a sessão camarária, presidida pelo vereador Tatu Bença, teve diversas proposituras, e dentre elas a criação do Serviço de Inspeção Municipal (Sim) e complementação de auxílio financeiro às entidades.
TÍTULOS DE CIDADANIA
Foi aprovado projeto de decreto legislativo assinado por todos os edis, referente à concessão de título de Cidadão Taguaiense a Tarcísio Gomes de Freitas, recém-eleito governador de São Paulo, pelas relevantes ações e, em particular, aos serviços prestados à Taguaí, o projeto foi aprovado com um voto contrário do edil Juliano.
De autoria do edil Rodolfo, foi aprovada também a concessão de um Título de Cidadão Taguaiense à José João Pinheiro (Mineirinho), pelas relevantes ações e, em particular, aos serviços prestados ao Município de Taguaí.
PROJETOS
Vários projetos também foram aprovados, como um projeto de resolução de autoria da Mesa Diretora, que altera o artigo 140, do Regimento Interno da Câmara Municipal de Taguaí, referente aos recessos parlamentares, ficando o do mês de julho do dia 1º a 31 daquele mês, e o do final de ano, de 14 de dezembro até 14 de fevereiro.
Foi aprovado ainda o projeto que cria o Serviço de Inspeção Municipal (Sim), tornando Cria o Serviço de Inspeção Municipal – SIM e torna obrigatória a prévia inspeção sanitária e industrial em todo o território do município de Taguaí, de todo produto de origem animal, comestíveis ou não.
Também de autoria do Executivo, foi aprovado projeto de lei que institui o Plano Municipal de Contingência, Proteção e Defesa Civil (Plancon), visando a prevenção de acidentes, desastres e outros afins.
Dois projetos de concessão de complemento de auxílio financeiro para as entidades do Terceiro Setor ainda nesse exercício financeiro foram aprovados, sendo um destinando até R$ 20 mil para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Fartura (Apae) e outro destinando R$ 45 mil ao Recanto de Educação Infantil Santa Rita de Cássia.
Por fim, foi aprovado o projeto de lei ordinária 18/2022, que estima a receita e fixa a despesa para o exercício financeiro de 2023 e o projeto de lei ordinária 19/2022 referente à concessão de auxílios financeiros às entidades do terceiro setor, fixando a despesa do repasse para 2023.
MOÇÕES
Duas moções foram aprovadas ainda na sessão, uma de congratulação aos idealizadores Paulo Gobbo, Fernando Macedo, Rafael Samogim Pereira e Antônio Carlos Aparecido dos Santos, responsáveis pelo Interior Podcast, parabenizando-os pela iniciativa em criar um programa em Taguaí que dá voz a todos àqueles que tenham algo interessante a falar. A outra é de pesar enviada à família de Zélia Enertina Régis Ribeiro, em virtude de seu falecimento.
INDICAÇÕES
O vereador e presidente da Câmara, Tatu Bença, apresentou várias indicações, sendo uma para que a Prefeitura Municipal compre um terreno para a construção de casas populares no município, alegando que há alguns anos a Prefeitura adquiriu um terreno para a construção de casas populares, e segundo informações, há a expectativa que o governo estadual libere a construção no terreno adquirido.
Tatu também indicou a realize a manutenção no asfalto da Rua Antônio Vicençoto, Rua dos Lírios e Rua Procópio Meneghel, além de indicar que, através da Coordenadoria Municipal de Esportes, seja realizado um campeonato de futebol de veteranos no Estádio Municipal ‘Mário Corona’, e por fim, que a Prefeitura instale um redutor de velocidade (lombada) na Rua Cipriano Romano da Silva, altura do número 345.
PALAVRA LIVRE
No uso da palavra, somente os vereadores Juliano, Henriko, Elza e Tatu Bença se pronunciaram, aproveitando para comentarem as proposituras apresentadas e tecerem diversos agradecimentos aos deputados que ajudam Taguaí.