
Congelar os bichos de pelúcia no freezer doméstico, a uma temperatura de -18 °C por 24 horas, pode eliminar os ácaros que se acumulam nesses brinquedos e agravam crises alérgicas. A prática, apesar de pouco usual, é de fato eficaz, conforme explicou o médico alergista José Carlos Perini em entrevista ao podcast Bem-Estar.
“A ideia veio de uma uma imunologista inglesa que fez um estudo mostrando que, quando você coloca o bicho de pelúcia dentro do freezer por 24 horas a menos 18 graus, essas formas vivas de ácaros desaparecem”, explica o especialista. “Mas não adianta geladeira não, tem que ser freezer, menos 18 graus.”

Congelar os bichos de pelúcia no freezer doméstico, a uma temperatura de -18 °C por 24 horas, pode eliminar os ácaros que se acumulam nesses brinquedos e agravam crises alérgicas. — Foto: Reprodução/Redes sociais
O ideal, no entanto, é evitar bichos de pelúcia no quarto (especialmente no caso de crianças alérgicas), mas a recomendação vale para quem convive com rinite, asma ou dermatite atópica.
Embora populares, principalmente entre crianças, os bichos de pelúcia não são indicados para quem sofre com doenças respiratórias. “O bicho de pelúcia é péssimo. Ele é de uma cultura europeia e americana, países frios, em que as casas são lacradas. Em um país tropical como o nosso, é um atentado à higiene do ambiente, porque eles retêm poeira, retêm em ácaro, você não tem como lavar”, afirma Perini.
Se for impossível renunciar ao brinquedo, o médico sugere colocá-lo em um saco plástico e deixá-lo no freezer por 24 horas. Uma alternativa é optar por pelúcias laváveis, que podem ser higienizadas periodicamente. “Mas o melhor mesmo é não ter pelúcia no quarto”, reforça.
Fonte: G1