APAE DE FARTURA INAUGURA CENTRO DE EQUOTERAPIA

Sem categoria
Direção da Apae, Madalena e a família Chromeck durante a solenidade

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Fartura inaugurou no sábado, 25, o novo Centro de Equoterapia, um importante avanço para a inclusão, reabilitação e qualidade de vida das pessoas atendidas pela instituição, espaço que conta com 456 metros quadrados de estrutura e recebeu apoio fundamental por meio de uma emenda parlamentar de R$ 200 mil, destinada em 2024 pelo deputado estadual Ricardo Madalena, recurso que contribuiu diretamente para a concretização da obra.

A conquista teve origem em uma solicitação apresentada ao mandato ainda na gestão do ex-prefeito Luciano Filé, com apoio dos então vereadores Juliano Damásio e João Buranello, além da funcionária da Apae, Lilian Góes, que atuaram em parceria para viabilizar o projeto.

O novo espaço foi estruturado para ampliar o atendimento oferecido pela instituição, incorporando a equoterapia como recurso terapêutico no desenvolvimento físico, emocional e social dos assistidos. A iniciativa representa um avanço significativo na área de inclusão e reforça o compromisso da Apae com a qualidade de vida de seus alunos.

Ricardo Madalena destacou a alegria em participar de uma conquista tão relevante e reafirmou seu compromisso com as entidades assistenciais e com a saúde no interior paulista. O deputado reforçou que seguirá trabalhando ao lado das lideranças locais para garantir novos investimentos que melhorem a vida da população e fortaleçam instituições sérias como a Apae de Fartura.

DENOMINAÇÃO

O nome do centro carrega uma história de forte significado. A homenagem a Marcus Vinícius Callegari Chromeck foi autorizada pela família – Maria Célia Callegari Chromeck e Sérgio Chromeck – em um encontro marcado por emoção e lembranças.

Segundo a entidade, a implantação da equoterapia no município teve origem na própria trajetória de Marcus Vinícius, que realizava esse tipo de atendimento em outra cidade, sendo uma das terapias que mais contribuíam para seu desenvolvimento.

Somado ao envolvimento e ao apoio familiar, desse cenário surgiu a motivação para que o projeto se tornasse realidade em Fartura e levasse seu nome.

EQUOTERAPIA

A equoterapia é reconhecida por seus benefícios no desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social, especialmente no atendimento de crianças, jovens e adultos com deficiência ou necessidades específicas.

É um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo em uma abordagem interdisciplinar (saúde, educação e equitação) para estimular o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências ou necessidades especiais. O movimento tridimensional do animal melhora equilíbrio, força muscular e tônus, com sessões que duram em média 30 minutos.

O prefeito de Fartura, Marcão do Haras, salientou a honra de participar de um momento extremamente especial. “Foi uma manhã marcada por emoção, sensibilidade e, acima de tudo, amor ao próximo. Um espaço que nasce para transformar vidas, promover desenvolvimento e oferecer ainda mais qualidade no atendimento aos assistidos. Parabenizo toda a equipe da Apae por essa grande conquista e pelo trabalho sério, humano e inspirador que realizam diariamente”, frisou.

Também Buranello salientou que graças a um trabalho intenso da equipe gestora, que não mediram esforços em buscar o recurso, e graças ao deputado Ricardo Madalena, que de prontidão atendeu a minha solicitação, juntamente com o vereador Juliano Damásio e Luciano Filé. Em nome do presidente da Apae, Moisés Abuchain, queremos agradecer a todos os colaboradores, em especial ao deputado Ricardo Madalena”.

Buranello e convidados visitando a equoterapia
Buranello, Damásio, Conrado, Valéria, Madalena, Luciano Filé, Bruno Guazzelli e Sildemar
Buranello, Damásio, Luciano Filé, Madalena e funcionários da Apae de Fartura
Buranello, deputado Madalena, Filé, Damásio, voluntários e atendidos na Apae
Momento do descerramento da placa inaugural
Prefeito Marcão com deputado Madalena e diretoria da Apae