
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu pela primeira vez com o Papa Leão XIV, no Vaticano, nesta segunda-feira, durante viagem a Roma para participar do Fórum Mundial da Alimentação, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). A visita coincide com as comemorações pelos 80 anos da entidade.
Durante o encontro, Lula parabenizou o pontífice por sua liderança à frente da Igreja Católica e o convidou para participar da COP30, que será realizada em novembro, em Belém (PA). O Papa, porém, informou que não poderá comparecer devido aos compromissos do Jubileu da Igreja, mas garantiu que o Vaticano estará representado no evento. Segundo o presidente, a conversa foi “maravilhosa” e reforçou os laços entre o Brasil e o Vaticano.
Em publicações nas redes sociais, Lula relatou ter falado ao Papa sobre os avanços do país no combate à fome e destacou que, em dois anos e meio de governo, o Brasil voltou a sair do Mapa da Fome, conforme relatório da FAO divulgado em julho. “Estamos levando esse debate ao mundo por meio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”, afirmou.
Na sede da FAO, Lula participou da abertura do Fórum Mundial da Alimentação e inaugurou o escritório da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa idealizada pelo Brasil durante sua presidência no G20 e apoiada por mais de 100 países. O espaço funcionará como secretariado da Aliança.
Em discurso, o presidente defendeu que o combate à pobreza e ao aquecimento global deve caminhar de forma integrada e ressaltou a importância do multilateralismo. “A fome é irmã da guerra, seja ela travada com armas ou com tarifas e subsídios. É possível superá-la por meio de ação governamental. Não haverá justiça climática se o enfrentamento ao aquecimento global não andar lado a lado com o combate à fome e à pobreza. Entrelaçar essas duas lutas será a missão da COP30”, declarou.
Esta foi a primeira reunião de Lula com o Papa Leão XIV, sucessor de Francisco, falecido em abril deste ano. O encontro foi articulado pelo Itamaraty e pela embaixada brasileira junto à Santa Sé. A comitiva presidencial contou com a presença da primeira-dama Janja da Silva, dos ministros Mauro Vieira, Wellington Dias e Paulo Teixeira, da senadora Ana Paula Lobato, da presidenta da Embrapa, Silvia Massruhá, e do embaixador do Brasil no Vaticano, Everton Veira.
FONTE G1