MINEIRINHO FAZ HISTÓRIA AO DESCER MEGARRAMPA DE PRÉDIO E BATER RECORDE MUNDIAL

1 Curiosidades Evento
Skatista Mineirinho desceu de skate o prédio do Centro Administrativo Fernando Ferarri, em Porto Alegre

O skatista Sandro Dias, o Mineirinho, de 50 anos, entrou para a história nesta quinta-feira ao descer uma megarrampa de 70 metros instalada na parede externa do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre. Na manobra inédita, ele atingiu a velocidade de 94 km/h, quebrando o recorde mundial de maior descida em skate.

O desafio, batizado de Building Drop, foi promovido pela Red Bull em parceria com o governo do Rio Grande do Sul. A estrutura acompanhou o formato curvado do prédio de 85 metros de altura, que desde a sua inauguração em 1987 é popularmente conhecido como “prédio do skate”. Para a ação, foram montadas oito plataformas até o topo. A descida decisiva ocorreu na marca dos 70 metros, validando o novo recorde.

Representantes do Guinness World Records estiveram presentes para confirmar a marca e também avaliar outra possível conquista: a maior velocidade já alcançada em um skate padrão. O número deve ser homologado em breve. “A gente consegue se superar a hora que quiser”, disse Mineirinho após completar o desafio.

A façanha foi resultado de meses de preparação e de um projeto minucioso de engenharia. De acordo com o físico Rosalvo Miranda, da UniRitter, cada detalhe da rampa foi calculado para garantir a segurança do skatista. “Seria impossível descer o prédio em seu formato original. A inclinação de 90 graus faria com que o corpo se desacoplasse do skate. A pista foi criada justamente para manter o equilíbrio e absorver o impacto da velocidade, que pode chegar a 120 km/h”, explicou.

O CAFF, sede de 13 secretarias estaduais, além da Secretaria da Educação em anexo e da Casa da OSPA, foi escolhido por sua arquitetura singular. Inspirado no modernismo de Brasília, o edifício em formato de pirâmide abriga cerca de 4 mil servidores e é um dos cartões-postais da capital gaúcha. Suas curvas sempre alimentaram o imaginário de skatistas amadores e profissionais, que o apelidaram de “prédio do skate”.

Como contrapartida pelo uso do espaço público, a Red Bull anunciou a construção de duas pistas de skate em cidades gaúchas, ampliando a infraestrutura esportiva do estado. A organização também confirmou que um documentário sobre o projeto já está em produção.

Mineirinho, hexacampeão mundial de vertical, não é estreante nesse tipo de desafio. Em 2019, ele já havia encarado uma descida especial na Ponte Estaiadinha, em São Paulo. Agora, em Porto Alegre, consagra-se com mais um feito histórico para o skate mundial.

FONTE G1