DA SECA AO GRANIZO: COMUNIDADE LIDA COM OS IMPACTOS DE EVENTOS EXTREMOS

1
Maquina da prefeitura atuando na remoção da árvore em uma praça

Depois de enfrentar um incêndio de grandes proporções durante seis dias consecutivos, Timburi foi atingida, na noite de domingo (21), por uma forte chuva acompanhada de ventos e queda de granizo, o que trouxe novos transtornos à população. Houve registros de quedas de árvores, interrupção no fornecimento de energia elétrica e casas destelhadas.

O incêndio histórico teve início na tarde de domingo (14), com dois focos detectados no Banco da Terra Janela do Poente e nas imediações do Camping Municipal Redondo, segundo a Prefeitura. A tragédia ambiental consumiu mais de 200 hectares de mata, vegetação e pastagens. A atuação conjunta da Defesa Civil, Brigada de Incêndio, Corpo de Bombeiros e moradores da zona rural foi fundamental para evitar que a área devastada fosse ainda maior, preservando outros 200 hectares.

No sábado (20), o prefeito Cristiano Amorim destacou em suas redes sociais o esforço das equipes envolvidas: “Foram seis dias de atuação incansável. Graças a esse trabalho, o incêndio está controlado e não oferece riscos às propriedades rurais.”

Apesar das chuvas, que chegaram após quatro meses de estiagem, o problema persistiu. Na terça-feira, o prefeito informou que, embora não haja novos focos, troncos de grandes árvores atingidas pelo fogo ainda continuam em combustão.

No dia 20, a queimada ainda era crítica
Chuva com fortes rajadas de vento e granizo

FONTE PORTAL DO SUDOESTE PAULISTA