Ciclone no Sul provoca ventos de até 110 km/h e chuvas intensas em diversas regiões do país
Frente fria avança pelo Sudeste e pode causar granizo no Centro-Oeste; temperaturas caem em SP a partir de terça-feira (29)

A semana começou com chuva e ventos fortes em áreas do Sul e Centro-Sul do Brasil nesta segunda-feira, devido à formação de um ciclone extratropical no Rio Grande do Sul, que se desloca em direção ao Sudeste.
Segundo a previsão, o fenômeno deve provocar rajadas de vento e chuva em estados como São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Em algumas regiões, os ventos podem alcançar até 100 km/h.
De acordo com a Climatempo e a MetSul Meteorologia, a capital paulista e cidades da Grande São Paulo registram ventos entre 80 km/h e 100 km/h nesta segunda. Já pela manhã, uma árvore foi derrubada pelos ventos na Zona Leste da capital, atingindo um veículo.
A chuva deve se espalhar por áreas do interior e litoral de São Paulo ainda nesta manhã. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu aviso de risco de alagamentos em várias regiões do estado.
A Defesa Civil alertou para ventos fortes no Centro-Leste paulista, com rajadas de até 70 km/h em regiões como Campinas, Vale do Paraíba e Litoral Norte. O órgão orienta a população a evitar abrigo ou estacionamento de veículos sob árvores, diante do risco de quedas, destelhamentos e danos estruturais.
No Litoral Paulista, a chegada da frente fria também deve causar ressaca, com ondas de até 3 metros, conforme alerta da Marinha do Brasil. Desde sábado, há aviso de ventos intensos entre Florianópolis (SC) e São João da Barra (RJ), com rajadas de até 75 km/h, vindas de noroeste a sudoeste.
No litoral do Rio Grande do Sul, as rajadas já atingem 110 km/h. Capitais como Porto Alegre e Florianópolis também registram ventos fortes. Na capital gaúcha, a temperatura nesta manhã é de 15 °C, enquanto em Florianópolis, apesar do céu limpo, os ventos se intensificam.
Queda brusca de temperatura
Com a passagem da frente fria, uma massa de ar polar deve atingir o estado de São Paulo a partir de terça-feira (29), provocando queda significativa nas temperaturas. Segundo o Inmet, a capital paulista deve registrar hoje mínima de 12 °C e máxima de 31 °C.
Na terça-feira, a máxima não deve ultrapassar 18 °C, condição que deve se manter na quarta (30). O estado está sob alerta amarelo de perigo potencial para queda de temperatura.
FONTE G1