
Uma operação da Polícia Civil realizada sexta-feira (25) resultou na prisão de seis pessoas suspeitas de integrar uma organização criminosa especializada no furto de máquinas agrícolas em cidades do Sudoeste Paulista.
Coordenada pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Itapeva, por meio do Grupo de Investigação em Área Rural (GIAR), a Operação Força Bruta foi deflagrada simultaneamente em diversos municípios da região, incluindo Águas de Santa Bárbara, Avaré, Itaí, Itaberá, Paranapanema e Taquarituba. O principal alvo da ação foi localizado em Piraju.
Segundo a Polícia Civil, as investigações apontam que o grupo teria praticado furtos de tratores e retroescavadeiras em Itaberá, Barão de Antonina, Itaí, Gália, Vera Cruz, Paranapanema, Águas de Santa Bárbara, entre outras localidades. Também não se descarta a atuação da quadrilha em Piraju, Fartura e cidades vizinhas.
A operação mobilizou cerca de 40 policiais civis, que cumpriram mandados de busca e prisão em vários endereços. Durante as ações, cinco pessoas foram presas e levadas à carceragem da Polícia Civil.
O principal investigado foi localizado em Piraju. Embora tenha tentado fugir, acabou detido com o apoio da Polícia Militar. Conforme informações da PM, ele trafegava pela Rodovia Engenheiro Thomaz de Magalhães (SP-287), sentido Fartura, em uma caminhonete Hilux. Ao perceber que seria abordado, abandonou o veículo em um posto de combustíveis e tentou se esconder em uma área de mata, mas foi localizado e preso. Com isso, o número de prisões chegou a seis.
Além das prisões, a operação resultou na apreensão de celulares, veículos, documentos e outros materiais relevantes para a investigação.
As diligências foram realizadas com apoio de equipes das Delegacias Seccionais de Itapeva e Avaré, da Polícia Militar do Estado de São Paulo e da Polícia Militar do Paraná, com atuação também nas cidades de Piraju, Assis, Itaí, Taquarituba e Cambará (PR).
FONTE PORTAL DO SUDOESTE PAULISTA