Equipes trabalham pelo 5º dia seguido para resgatar vítimas e encontrar desaparecidos, incluindo 10 meninas. Temporal pegou moradores e turistas de surpresa durante o feriado de Independência dos EUA.

O total de mortes provocadas pelas enchentes no Texas, nos Estados Unidos, chega a mais de 100, incluindo cerca de 30 meninas e adolescentes, segundo a Casa Branca. As inundações-relâmpago atingem diversos condados do Texas desde sexta-feira (4), após chuvas torrenciais elevarem em 9 metros o nível do Rio Guadalupe em apenas duas horas.
As autoridades do condado de Kerr, o mais afetado, anunciaram ter localizado sete novos corpos nesta segunda-feira. Apenas na região foram 75 mortes, incluindo mais de 20 crianças.
Além disso, o acampamento de verão cristão Camp Mystic, exclusivo para garotas, afirmou que 27 meninas e as monitoras morreram depois que as enchentes destruíram completamente o local.
A adolescente Elinor Lester, de 13 anos, contou que acordou com o som da água batendo contra as paredes.
“As meninas menores correram morro acima, algumas sem sapatos, no escuro. Pela manhã, estávamos sem comida, luz ou água”, disse Lester.

Em todo o estado, ao menos 41 pessoas seguem desaparecidas, segundo o governador do Texas, Greg Abbott. Entre elas estão 10 meninas e uma monitora do acampamento.
A área mais atingida fica nos arredores do Rio Guadalupe. Autoridades locais informaram que o Camp Mystic foi totalmente destruído. Desde então, familiares das alunas e voluntários se juntaram às equipes de resgate para procurar desaparecidos.
As autoridades alertaram para o risco de novas enchentes nesta segunda-feira, com previsão de chuva até terça (8), de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA. As buscas continuam mesmo com a possibilidade de novas tempestades.
O governo do estado classificou o desastre como uma das piores inundações da história recente do Texas. O presidente dos EUA, Donald Trump, declarou estado de desastre e autorizou o envio de ajuda federal.


Fonte: G1