SAÚDE DE TIMBURI PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO PROMOVIDA PELO SUS

Sem categoria
Médica Maria Angélica e enfermeiras Melidiane e Conceição

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Timburi participou, nesta semana, de uma capacitação estadual voltada à implantação do implante contraceptivo hormonal na Atenção Primária à Saúde. Representaram o município a médica da Estratégia Saúde da Família (ESF), a médica Maria Angélica, e as enfermeiras Melidiane Lopes e Conceição Martins.

A qualificação integra as ações do Ministério da Saúde para a implementação gradual do novo método contraceptivo no Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é preparar os profissionais para que a oferta do implante hormonal ocorra de forma segura, organizada e baseada em critérios técnicos e evidências científicas.

Segundo a enfermeira Melidiane Lopes, a capacitação representa um importante avanço para a saúde da mulher. “A atualização constante dos profissionais é fundamental para garantir um atendimento de qualidade. O implante hormonal amplia as possibilidades de planejamento reprodutivo e oferece mais autonomia para que as mulheres escolham o método mais adequado à sua realidade”, destacou.

A enfermeira Conceição Martins também ressaltou a importância da iniciativa. “Participar dessa capacitação nos permite levar mais conhecimento e segurança às pacientes. Estamos nos preparando para oferecer orientações adequadas e um atendimento humanizado, contribuindo para que as mulheres tenham acesso a informações e possam tomar decisões conscientes sobre sua saúde reprodutiva”, afirmou.

O implante hormonal passa a integrar o conjunto de métodos contraceptivos disponibilizados pelo SUS, somando-se às pílulas anticoncepcionais, contraceptivos injetáveis, DIU de cobre e preservativos. A iniciativa amplia as alternativas de planejamento reprodutivo oferecidas à população e fortalece as políticas públicas voltadas à saúde da mulher.

A Secretaria Municipal de Saúde destaca que o investimento na capacitação permanente dos profissionais é uma das prioridades da administração municipal, buscando aprimorar os serviços oferecidos à população e garantir um atendimento cada vez mais qualificado, humanizado e acessível às famílias timburienses.

Timburienses e demais participantes da capacitação oferecida pelo SUS