A Câmara Municipal de Fartura realizou, na última segunda-feira (2), a 1ª Sessão Ordinária do ano legislativo de 2026. Durante os trabalhos, os parlamentares apresentaram um expressivo volume de indicações e requerimentos voltados à zeladoria urbana, transparência administrativa e valorização do funcionalismo público.

INDICAÇÕES
O vereador Toninho do Batista apresentou as indicações solicitando ao Executivo a criação de um décimo terceiro benefício da cesta básica aos servidores da Câmara Municipal e da Prefeitura no mês de dezembro. Já o vereador Leo Maia protocolou indicação sugerindo a implementação de microchips em cães e gatos para facilitar a identificação de tutores e combater o abandono e maus-tratos em Fartura.
O vereador João Buranello encaminhou diversas proposituras, sendo uma para manutenção de lajotas nos bairros Marli Meneguel e Jd. da Serra; pedindo agilidade na inauguração e liberação do camping municipal e a colocação de Wi-Fi aberto nas praças do Bela Vista e da Bíblia. O parlamentar também indicou limpeza da galeria pluvial na Vila Nossa Senhora de Fátima; realização de campeonatos de futebol Society; para melhorias no cruzamento das ruas Olídio Rosa e Henrique Lucarelli e reparos na iluminação pública e cobertura de quadra no Parque das Flores.
O vereador Bruno Guazzelli apresentou um amplo pacote, uma para pontos de embarque de passageiros; instalação de lombada na Rua Chica Vaz; reforma da pista de skate Daniel Manesco; criação de pista de esportes equinos e pista de corrida e caminhada.
Protocolou ainda indicações para instalação de câmeras de segurança; reforma do posto de saúde central; reforma do prédio da prefeitura; provas de corrida de rua; credenciamento de farmácias locais visando a realização de compra direta de remédios; estudo de plano de saúde aos funcionários públicos e transformação do nome da Avenida Maximiano de Andrade para Avenida Nizão Freitas.
O vereador Professor Henrique solicitou a revisão dos vencimentos dos operadores de máquinas e criação de um grupo de estudos para revisão na lei de limpeza dos terrenos, focando no valor das multas. Já o vereador Juliano Damásio pediu implantação de mão única na Vila São Caetano e limpeza e manutenção do córrego na Vila Planalto. O vereador Sildemar Fabro solicitou poda de árvore e revitalização da sinalização na esquina das ruas Jerônimo de Andrade com Afonso Gigliucci.
REQUERIMENTOS
O vereador Bruno Guazzelli apresentou requerimento questionando o resultado do estudo de insalubridade dos funcionários feito em 2025; a previsão de novas empresas na cidade; a criação da guarda municipal e o conserto de maquinário das estradas rurais.
O vereador Juliano Damásio solicitou informações sobre a municipalização do trânsito e o cumprimento da Lei Federal nº 15.326/2026, que garante o piso nacional do magistério aos profissionais da educação infantil. O vereador João Buranello requereu informações sobre a logística e custos do programa Remédio em Casa e um relatório sobre a situação dos contratos médicos no município.
O vereador Professor Henrique solicitou a atualização urgente das atas dos conselhos municipais no site da prefeitura e saber sobre a verba federal destinada à estrada da Taquara Branca. Por fim, o vereador Sildemar Fabro solicitou o planejamento estratégico operacional para o ano de 2026 e informações detalhadas sobre a frota municipal.
MOÇÕES
A Câmara registrou a moção do Professor Henrique e Sildemar Fabro, parabenizando João Agapito pela publicação do livro “Sertão Paulista”. Também os vereadores Sildemar Fabro, Bruno Guazzelli e Professor Henrique, congratularam Nivaldo Aparecido Corrêa, o “Coeio”, pelos trabalhos no esporte local. Verbalmente, os vereadores também aprovaram moções de congratulações à estudante Mariana Beatriz de Barros, ao restaurante Mirante Mazetto e à Marmitaria Delivery.
PROJETOS
Foram deliberados e encaminhados às comissões o projeto de Juliano Damásio, sobre a proibição de suspensão de serviços essenciais nos finais de semana e os projetos do Executivo (Programa Recomeçar), (Criação do CMAEE) e (Acordo com Associação Futuro Craque). Também iniciaram tramitação os projetos de lei complementar sobre urbanização específica.
ORDEM DO DIA
Na Ordem do Dia, os parlamentares aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei do Executivo sobre a aprovação do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI). O documento estabelece as metas e diretrizes para o atendimento dos direitos da criança em Fartura para o decênio 2025-2035. Os demais projetos que estavam pautados na Ordem do Dia tiveram pedidos de vistas.
Assessoria de Imprensa – Câmara Municipal de Fartura
