PROJETO “MUTIRÃO VERDE” GANHA DESTAQUE NACIONAL

1 Sudoeste Paulista
Conquistado em 2023 a Qualificação II no Programa Município VerdeAzul (PMVA)

A Prefeitura de Taguaí, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, vem construindo uma nova história na área ambiental do município. Sob a liderança do biólogo e professor mestre em Biotecnologia, Giliardi Marinho de Almeida, o projeto “Mutirão Verde” já apresenta resultados expressivos: milhares de mudas de árvores nativas plantadas, dezenas de palestras de educação ambiental, visitas técnicas e diversas outras ações que consolidam Taguaí como referência em gestão ambiental pública.

Criado em 2021, o projeto conta com uma ampla rede de parcerias que envolve as Faculdades Integradas de Taguaí (FIT), o Colégio Educacional de Fartura (Cefar), a Sabesp, produtores rurais e voluntários locais, sob coordenação técnica da Secretaria do Meio Ambiente.

O “Mutirão Verde” tem se mostrado um modelo de governança colaborativa, despertando o interesse de outras cidades. A integração entre poder público, instituições de ensino e sociedade civil tem se revelado uma estratégia eficaz para promover uma transição ecológica justa e participativa.

“A metodologia desenvolvida em Taguaí comprova que é possível unir conhecimento técnico-científico, poder público e comunidade para alcançar resultados concretos em sustentabilidade”, destacou o professor Giliardi.

O sucesso do projeto agora ganha projeção nacional. O “Mutirão Verde” recebeu 274 votos no Portal Brasil Participativo, plataforma da Presidência da República voltada à seleção de propostas para a COP30. O reconhecimento reforça que ações locais consistentes podem inspirar mudanças em escala global.

Em 2023, a Prefeitura já havia conquistado a Qualificação II no Programa Município VerdeAzul (PMVA), do Governo do Estado de São Paulo, reafirmando o compromisso com políticas ambientais de longo prazo.

🔗 Acesse o projeto no Portal Brasil Participativo

O projeto também teve ótima aceitação ainda em 2021