

A Secretaria Municipal de Saúde de Cerqueira César promoveu, na última semana, a 6ª Conferência Municipal de Saúde, realizada na Câmara Municipal. O encontro teve como tema “Atenção Básica: Fortalecimento e Acesso ao SUS” e contou com palestra do consultor Fábio Ferreira de Moraes.
A mesa de abertura reuniu o secretário de Saúde, Otávio Angstmann, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gines de Paulo Garcia, a relatora Aline Louise de Moraes Souza e a coordenadora-geral da conferência, Marlene Cunha. Em seguida, a plenária discutiu quatro eixos: Atenção Básica, Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica e Gestão do SUS. As propostas aprovadas irão compor a atualização do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029.
Segundo a Prefeitura, participaram do evento o secretário municipal de Saúde, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, os vereadores Carlos Leone, Wilmor Ares Ramos Junior e William Araújo, a provedora da Santa Casa de Misericórdia, Irma Takeda, além de representantes da sociedade civil.
Durante a conferência, o secretário Otávio Angstmann apresentou dados de atendimentos realizados entre julho de 2024 e junho de 2025: foram 42.781 atendimentos na Santa Casa, 51.167 nas unidades de saúde, 7.289 odontológicos e cerca de 60 mil visitas domiciliares realizadas por agentes comunitários.
“Este é um espaço democrático, onde a voz de cada um contribui para a atualização do nosso Plano Municipal de Saúde para 2026 a 2029”, afirmou Angstmann. Já o presidente do Conselho Municipal de Saúde destacou que “a plenária busca ouvir a sociedade civil para a elaboração de diretrizes que visam a melhoria dos serviços e o acesso da população ao SUS”.
As propostas aprovadas nos quatro eixos garantem a participação popular na definição das políticas públicas de saúde do município para os próximos anos.
