PASSAPORTE BRASILEIRO SOBE NO RANKING DOS MAIS PODEROSOS DO MUNDO EM 2025

1 Curiosidades

Lista leva em conta a quantidade de destinos que o documento permite acesso sem a necessidade de visto. Países europeus e asiáticos se destacaram na liderança.

Passaporte brasileiro — Foto: Agência Brasil

O passaporte brasileiro subiu uma posição no ranking global de 2025, elaborado pela consultoria norte-americana Henley & Partners, passando do 17º para o 16º lugar. A classificação considera o número de destinos que podem ser acessados sem a necessidade de visto.

Neste ano, o passaporte brasileiro passou a permitir entrada sem visto em 170 países — um a mais do que no início de 2025. A mudança se deve à decisão da China de isentar a exigência de visto para mais de 12 países desde janeiro, incluindo o Brasil, além de Argentina, Chile, Peru e Uruguai.

Segundo a Henley & Partners, essa medida representa um movimento relevante da China em direção a uma maior abertura internacional.

O Brasil agora divide a 16ª posição com Argentina e San Marino, cujos passaportes também garantem acesso livre a 170 destinos.

Na liderança do ranking, destacam-se países asiáticos e europeus. Singapura ocupa o primeiro lugar, com entrada liberada em 193 destinos. Em seguida, vêm Coreia do Sul e Japão, com acesso a 190 países.

Na outra ponta da lista, o passaporte do Afeganistão permanece como o mais fraco do mundo, permitindo acesso sem visto a apenas 25 destinos.

FONTE G1