
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Cras de Taguaí sediou uma ação educativa voltada à promoção da saúde e cidadania. Realizada por alunos do curso “Mais Saúde com Agente”, promovido pelo Ministério da Saúde, durante a Atividade 19, sobre “Educação e Comunicação em Saúde”.
A reunião teve acompanhamento da preceptora e enfermeira Márcia Estanislau. Os alunos compartilharam orientações práticas e a agente comunitária de saúde Ana Maria Bertoli abordou o absenteísmo nos serviços de saúde, destacando os prejuízos por falta de consultas, exames e procedimentos agendados.
O agente João Paulo alertou sobre os riscos do uso de medicamentos sem prescrição ou vencidos. O agente de combate a endemias Lucas Samogin ressaltou a importância da organização dos quintais para prevenir a dengue, eliminando criadouros do mosquito.
A programação também incluiu uma roda de conversa com o grupo de idosos, focada na campanha Junho Violeta, de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa. Foram discutidos seus direitos, os tipos mais comuns de violência e os canais de denúncia.
A ação reforçou o compromisso da Secretaria de Saúde de Taguaí com a formação contínua dos agentes e a promoção de uma saúde preventiva, inclusiva e voltada ao bem-estar coletivo.