Veículo que transportava 21 pessoas caiu pouco mais de 4 minutos após decolar na manhã de sábado (21). Piloto e testemunhas foram ouvidos pela Polícia Civil, que investiga o acidente.
Por Caroline Borges, John Pacheco, Sofia Mayer, g1 SC

Autoridades de Santa Catarina e órgãos de segurança aérea brasileira apuram o que aconteceu no voo do balão que incendiou e despencou com 21 pessoas a bordo em Praia Grande (SC) no sábado (21). Entre os oito mortos, quatro se jogaram do balão em chamas a cerca de 45 metros de altura, e outros quatro morreram carbonizados.
Cinco dos 13 sobreviventes se feriram, receberam atendimento no Hospital Nossa Senhora de Fátima e já tiveram alta. Veja o que se sabe e o que falta saber sobre o caso:
Quem são os mortos?

- Leandro Luzzi, de 33 anos
- Leane Elizabeth Herrmann, de 70 anos
- Leise Herrmann Parizotto
- Janaina Moreira Soares da Rocha, 46 anos
- Everaldo da Rocha, de 53 anos
- Fabio Luiz Izycki
- Juliane Jacinta Sawicki, de 36 anos
- Andrei Gabriel de Melo
O que disse a empresa responsável pelo balão?
Em nota, a Sobrevoar disse que suspendeu as atividades e o piloto tentou salvar todos a bordo:
“Gostaríamos também de esclarecer que trabalhamos com seriedade e cumprimos todas as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), destacando que não tínhamos registros de acidentes anteriores. Infelizmente, mesmo com todas as precauções necessárias e com o esforço de nosso Piloto, cujo mesmo possui amplo experiência e adotou todos os procedimentos indicados, tentando salvar todos os que estavam a bordo do balão, sofremos com a dor causada por essa tragédia”.
Extintor que estava dentro do cesto do balão não funcionou, segundo a polícia a partir do depoimento do piloto;
Balão passou a descer e, quando estava perto do solo, 13 sobreviventes pularam, entre eles o piloto;
Chamas aumentaram e o cesto, com outras quatro vítimas, despencou. Elas morreram carbonizadas; O voo teve duração de quatro minutos. Conforme o anúncio da empresa responsável, no entanto, o passeio teria duração de 45 minutos.

Qual era a capacidade do balão?
O balão tinha capacidade para carregar até 27 pessoas ou 2.870 quilos.
A empresa operava desde setembro de 2024 e tinha autorização da prefeitura para funcionar.

Fonte: G1