Na noite de segunda-feira, 6, na primeira sessão ordinária do ano de 2023, e após uma conturbada eleição de mesa diretora no mês de dezembro passado, quando a questão teve de ser resolvida em vias judicias, onde após decisão do Juízo de Cerqueira Cesar, ficou reconduzida a mesa diretora para o próximo biênio 2023/2024, ficando Irwing Cesar Bondar como presidente, Valnir José Mazon como vice-presidente, Beatriz de Valega de primeira secretária e José Márcio dos Santos como segundo secretário.
Durante a sessão, foram apresentadas indicações ao Executivo referentes às demandas levadas até os vereadores pela população, e também projetos por parte de iniciativa do prefeito municipal Nilton Pelá.
Após a votação e apreciação das referidas proposituras, foi feito uso da Tribuna pelos vereadores João Carlos da Silva, que mostrou sua indignação pela recondução da mesa diretora, e ainda falou de bairros da cidade. Depois, o vereador Valnir Mazon demonstrou seu apoio ao atual presidente e sua satisfação em fazer parte da mesa diretora, e falou sobre as indicações de sua autoria.
Já o presidente Irwing Bondar usou de seu tempo para esclarecer todo o ocorrido naquela sessão, agradeceu o apoio de sua esposa, filhos, familiares, funcionários da Câmara Municipal e os vereadores que estiveram ao seu lado neste tempo. Ainda em seu discurso, disse que trabalhará ainda mais para buscar melhorias para a população santa-barbarense, e que cada vez mais quer aproximar o Legislativo dos munícipes, pois a Câmara Municipal é a casa do povo. Não deixou de agradecer a Deus, dizendo que ele é correto e justo o tempo todo.
Finalizando a sessão, a munícipe Simone Jurado Leite Bicudo fez uso da Tribuna Livre, de acordo com a resolução 05/2021, para tratar do assunto da criação do núcleo regional de combate ao abuso e violência domésticos, contra a mulher, idosos, jovens e crianças. Fez a explanação do núcleo, explicando sua formação, citando as sete cidades iniciais participantes, sendo elas, Avaré, Arandu, Cerqueira César, Iaras, Águas de Santa Bárbara e Bernardino de Campos.
Nessa primeira sessão, estiveram presentes autoridades, como a primeira-dama de Cerqueira César, Gisele Machado; Daiana, Adriana Grilo e Celina Fará, além de Silmara e Maurinéia, conselheiras tutelares do município de Águas de Santa Bárbara.
Por fim, durante o encerramento, o presidente registrou ainda que neste ano serão implantados dois projetos aprovados naquela Câmara Municipal, sendo, o “Vereador Mirim” e “Câmara nos Bairros”, além do início do segundo Ciclo de Exposições de Artes, dos artesões locais na Câmara Municipal.