ESCUTA PÚBLICA DA LEI ALDIR BLANC FORTALECE GESTÃO CULTURAL

1 Evento Sudoeste Paulista
Representantes da cultura participaram da audiência

Criada em 2020 como medida emergencial de apoio ao setor cultural durante a pandemia, a Lei Aldir Blanc consolidou-se como instrumento estratégico para União, estados e municípios no fortalecimento da produção artística. No “segundo ciclo”, os recursos passam a ser aplicados de forma estruturante, garantindo continuidade de projetos, valorização da diversidade cultural e democratização do acesso a bens e serviços culturais.

Em Timburi, a escuta pública teve papel central: ouvir a comunidade e planejar ações adequadas à realidade local, atendendo às demandas dos artistas e ampliando oportunidades para a população.

Na reunião, foram discutidos investimentos em formações culturais, apoio a grupos artísticos, realização de eventos, oficinas e incentivo às manifestações populares que preservam a identidade local. O processo de escuta é considerado essencial para assegurar transparência no uso dos recursos e garantir que cada investimento reflita a vontade da comunidade.

O secretário municipal de Cultura, Diego Rossi, ressaltou a importância da iniciativa: Momentos como esse são fundamentais, pois reforçam a necessidade de ouvir, dialogar e pensar a cultura em conjunto. A cultura de Timburi cresce quando todos participam e ajudam a decidir os próximos passos”, afirmou.

A realização da escuta pública reforça o compromisso da administração com uma gestão participativa, na qual o diálogo com os cidadãos é prioridade. Mais do que aplicar corretamente os recursos federais, o objetivo é fortalecer a identidade cultural, valorizar os artistas locais e promover inclusão social por meio da cultura.

Dessa forma, o município dá um passo importante para consolidar a cultura como espaço de diversidade, criatividade e cidadania, alinhando-se às políticas culturais mais modernas e democráticas do país.

Diego Rossi com participantes da audiência pública