Um empresário invadiu o cartório de Ribeirão Claro, no norte do Paraná, com uma pá carregadeira na noite de sexta-feira (22). Segundo apuração, ele está em processo de divórcio e utiliza os serviços do local para a partilha de bens.

A ação ocorreu na Rua Altamiro Batista de Araújo e causou danos a portões, paredes, portas e móveis, mas não houve feridos. A motivação ainda não foi divulgada.
De acordo com a Polícia Militar (PM-PR), o homem foi detido e encaminhado à delegacia da Polícia Civil (PC-PR), que apreendeu a máquina. Ele foi identificado como Marco Aurélio Moura e já está em liberdade.
Em nota, a defesa informou que o empresário “prestará os devidos esclarecimentos perante a autoridade competente” e ressaltou que ele “não se furtará de eventual responsabilidade, respeitando o devido processo legal”.
A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar o caso, que está sendo apurado como dano, ameaça e vias de fato. A corporação informou que ainda busca esclarecer a motivação e que o condutor da pá carregadeira não se apresentou para prestar depoimento.
O Registro de Imóveis do Brasil – Seção Paraná (RIB-PR) também se manifestou, condenando “todos os atos de violência” e destacando que “em nenhum cenário, discordâncias técnicas justificam a destruição das dependências da instituição”.
O atendimento ao público no cartório deve ser retomado no dia 28 de agosto.
FONTE G1