CAPACITAÇÕES FORTALECEM PRÁTICAS INCLUSIVAS

1 Educação Sudoeste Paulista
Lenita com palestrantes e participantes do Encontro de Formação

A Secretaria Municipal da Educação de Taguaí promoveu, nos dias 24 e 25, dois encontros de formação continuada voltados aos profissionais da rede municipal de ensino. As atividades tiveram como foco o trabalho em equipe, o desenvolvimento da empatia e o compromisso coletivo com a oferta de uma educação de qualidade.

Os encontros foram realizados no Centro Educacional Professor Rui Gonçalves de Oliveira e reuniram professores, gestores, equipe técnica e integrantes do Centro de Atendimento Educacional Especializado (Caee). O objetivo foi fortalecer a prática pedagógica e os vínculos entre os educadores.

No dia 24, a palestra com o tema ‘Inclusão em Sala de Aula’, ministrada pelo professor e mestre José Roberto Barboza Junior, foi voltada ao replanejamento do segundo semestre. A atividade propôs uma reflexão sobre o papel do professor na promoção de práticas pedagógicas equitativas e inclusivas, com base nos princípios do educador Paulo Freire.

Inspirado na frase de Paulo Freire – ‘Quem nasceu para ensinar, nunca deve parar de aprender’ – o encontro incentivou a reflexão sobre a construção de um ambiente escolar acolhedor e respeitoso às diferenças. Foram discutidas estratégias pedagógicas voltadas à inclusão, considerando as necessidades específicas de cada aluno.

No dia seguinte, os profissionais da educação participaram da formação com o tema ‘Nosso Lugar na Escola’, voltada ao fortalecimento das relações interpessoais e do senso de pertencimento no ambiente escolar. Ao longo do dia, os participantes refletiram sobre a importância de suas atitudes no cotidiano escolar e sobre como cada um contribui para a construção de um espaço acolhedor, respeitoso e colaborativo.

A Secretaria Municipal da Educação agradeceu a todos os que participaram e contribuíram para a realização das formações, reforçando o compromisso com uma educação de qualidade. Segundo a secretária da pasta, professora Lenita Bérgamo, momentos como esses são fundamentais para manter a rede alinhada aos princípios que norteiam a educação.

Secretária Lenita, palestrante José Roberto e diretora Virgínia