FISCALIZAÇÃO APREENDE 3 TONELADAS DE CAFÉ

1 Policial Sudoeste Paulista

A vistoria uniu o Ministério da Agricultura e Pecuária, Vigilância Sanitária de Piraju e o Departamento de Engenharia da cidade

Uma operação de fiscalização com participação de auditores de Marília e Ribeirão Preto interditou uma empresa empacotadora em Piraju e apreendeu três toneladas de café.

O estabelecimento empacotava café torrado e moído. Mas, segundo os fiscais, estava funcionando fora das condições higiênicas e sanitárias que a lei exige. Além disso, apresentou problemas em documentos. A interdição foi da Vigilância de Piraju.

Os auditores fiscais identificaram as condições inadequadas antes de acionar a ação conjunta om a Vigilância Sanitária. O Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Ministério ainda apreendeu o café e encaminhou amostras para análise da qualidade do produto.

A análise vai considerar, primordialmente, os parâmetros previstos na Portaria 570/2022 que estabelece o padrão oficial de classificação do café torrado.

O nome da empresa ficou em sigilo e só será divulgado após a finalização do processo administrativo aberto no Mapa, assegurando o direito de defesa ao empacotador. Consumidores que desconfiem de fraude em produtos de origem animal ou vegetal podem fazer denúncias na Plataforma Fala BR, no site do Mapa.

Ação com auditores interdita empresa e apreende café em Piraju (Foto Divulgação)

Fonte: Giro Marília