Realizado em duas etapas, o Sindicato Rural de Fartura e Senar promoveram entre os dias 17, 18, 23, 24 e 25 de junho, nas dependências do Sindicato Rural e na extinta escolinha do Bairro Barra Mansa, no sítio São José, um significativo curso completo de Fabricação de Cachaça de Qualidade. O proprietário do local, senhor Vicente Rosolem, popular “Ganchinho”, acolheu os participantes, ofereceu a cana de açúcar e o engenho para o curso.
Ministrado pelo engenheiro agrônomo e professor Ricardo Coelho, foi apresentado aos participantes desde o plantio correto da cana e suas variedades, bem como, a parte burocrática, desde sua legislação, registros do alambique e marca a ser produzida, como qualidade do produto e normas exigentes de higiene na fabricação, público consumidor e regras de descarte daquilo que não é utilizado ao meio ambiente.
Nos últimos três dias, os participantes puderam sentir a emoção de cortar a cana, moer no engenho, preparar a garapa a ser curtida em 24 horas, para no final ser destilada e apresentada como cachaça de qualidade. Professor Ricardo, atencioso e preocupado com a fabricação, explicou e orientou os participantes passo-a-passo na destilação e classificação final do produto, ressaltando que a qualidade é o fundamento e o que faz o nome da bebida.