Na tarde de quinta-feira, 1º de junho, a Secretaria da Pessoa com Deficiência e Idoso realizou uma reunião do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência nas dependências do Centro de Convivência do Idoso (CCI) ‘Professora Maria Ely Caputo Bodelão’.
Na oportunidade, o encontro contou com a participação do prefeito Diego Cinto, a primeira-dama e presidente do Fundo Social Gisele Machado, a secretária da Pessoa com Deficiência e Idoso Silmara Botejara, a diretora Adriana Grilo, a secretária de Assistência Social lza Cacciolari, além do vereador William Araújo, PCDs, familiares que têm interesse no assunto, membros da sociedade civil e governamental que compõem o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.
De acordo com o setor de Comunicação da Prefeitura, o objetivo foi ouvir as PCDs, suas demandas, discutir sobre acessibilidade, oportunidades de Empregos para essas pessoas, Associativismo, Direitos e Deveres, Cursos do Sebrae e Associação Comercial, Alterações da Lei de Criação do CMDPC aumentando a representatividade das PCDs e a importância da participação no Conselho Estadual e Municipal da Pessoa com Deficiência.
O prefeito Diego Cinto acompanhou as deliberações das pautas e, fazendo uso da palavra, salientou a importância da atuação dos conselheiros municipais frente às políticas públicas e sobre a articulação de ações inclusivas voltadas a pessoa com deficiência em todas as Secretarias, e fez uma análise sobre as melhorias e conquistas que serão possíveis atender de imediato e as necessidades apresentadas, destacou sobre a importância do papel da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Idoso, que está atuando há cinco meses e já apresenta resultados positivos para a comunidade.
O chefe do Executivo solicitou ainda aos membros do Conselho Municipal que participem ativamente, pois esse é um espaço onde as PCDs tem para fazer valer seus direitos na busca por melhorias e garantias dos direitos da pessoa com deficiência em Cerqueira César.
Durante a reunião o prefeito se colocou à disposição para apoiar e incentivar as ações e iniciativas que serão desenvolvidas pela Secretaria da Pessoa com Deficiência frente à questão do autismo e acessibilidade. Dentre as ações mencionadas, a Secretaria estará desenvolvendo junto a Associação Comercial iniciativas que buscam orientar e conscientizar o comercio local com questões que promovam a inclusão social das PCDs.
A secretária da Pessoa com Deficiência e Idoso, Silmara Botejara e a diretora Adriana Grilo agradeceram a participação de todos e ressaltaram que essa Secretaria não medirá esforços para continuar com um trabalho sério e participativo, através de ações, da elaboração e promoção de políticas públicas para garantia da cidadania das pessoas com deficiência.