As obras vão contemplar 10 municípios no total. A Ponte Prefeito Benedito Garcia Ribeiro, que divide as cidades de Carlópolis (PR) e Fartura (SP), não faz parte da série de reformas.
O DER-PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná) abriu o processo de licitação para reforma de 16 obras de arte especiais, sendo 15 pontes e um viaduto, todos localizados na região do norte do estado do Paraná.
A abertura dos envelopes de preços está marcada para 6 de janeiro, às 3 da tarde, na sede do DER/PR, e com transmissão online em tempo real pelo Youtube.
A licitação ocorre na modalidade Concorrência Pública, onde é declarada vencedora a concorrente que tenha a proposta de preço mais vantajosa para a administração pública, além de apresentar toda a documentação necessária, que passará pela análise do órgão estadual.
O resultado é publicado no Diário Oficial e no portal Compras Paraná. O prazo de execução será de 450 dias, contados a partir da emissão da ordem de serviço. O investimento estimado pelo Governo do Paraná é de 13 milhões e 600 mil reais, valor máximo das propostas.
Devem ser feitos reparos nas estruturas de concreto, instalação de dispositivos de drenagem e de segurança, melhorias na pavimentação, reforço na sinalização horizontal e vertical, roçada da vegetação, poda de árvores próximas ao tabuleiro, pintura externa, entre outros.
As obras vão contemplar 10 municípios, incluindo duas pontes na região de Londrina. Também devem ser beneficiados Centenário do Sul, Sertaneja, Assaí, Uraí, Porecatu, Primeiro de Maio, Alvorada do Sul, Miraselva e Florestópolis.
Entre as principais reformas está a ponte interestadual do Rio Paranapanema, na PR-323, em Sertaneja, que faz divisa com Florínea (SP), com orçamento previsto de quase dois milhões de reais.
Outro destaque é a ponte do Rio Vermelho, na PR-090, no limite entre Alvorada do Sul e Porecatu. A Ponte Prefeito Benedito Garcia Ribeiro, que divide as cidades de Carlópolis (PR) e Fartura (SP), não faz parte da série de reformas.
Estão em andamento licitações para reforma de 195 obras de arte especiais no Paraná, espalhadas pelas regiões Norte Pioneiro, Campos Gerais, Sul, Sudoeste, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral. O aporte estimado pelo Governo do Estado é de 115 milhões e 600 mil reais. É possível conferir todas as obras de arte especiais que devem ser reformadas no site www.aen.pr.gov.br.
Fonte: Portal 014