Jornal Sudoeste Paulista

Justiça determina cassação dos diplomas de prefeito e vice de Tejupá

Em sentença proferida na quinta-feira, 19, o Juiz Eleitoral Tadeu Trancoso de Souza determinou a cassação do diploma que seria na noite de quinta-feira, 19, ao prefeito e vice-prefeito eleitos em Tejupá, Valter Boranelli e Roberval de Oliveira (Val do Távio Inácio), respectivamente. Caminhando para o seu quarto mandato, Boranelli recebeu 1.932 votos (65,98%).

A decisão atende a um pedido de tutela de urgência proposto pelo Ministério Público Eleitoral, que instaurou uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) para apurar denúncia de compra de votos nas eleições desse ano.

Segundo consta na Ação, a investigação afirma que a vitória foi obtida por meio de abuso de poder econômico consistente na captação ilícita de sufrágio, concernente na entrega de dinheiro em espécie a eleitores da Fazenda Funil, localizada em Piraju, porém, eleitores de Tejupá e na distribuição, não onerosa, de bebidas alcoólicas em eventos promovidos pelos investigados, valendo-se de terceiros, almejando cooptar votos.

Na sentença, o magistrado determina aplicação de multa de R$ 45 mil contra Boranelli, bem como a inelegibilidade do prefeito eleito por oito anos. Com relação ao vice-prefeito eleito, o juiz determinou apenas a cassação do diploma.

Ainda na sentença, o juiz determina que a Câmara Municipal nomeie o presidente da Casa para responder pelo Executivo em caráter provisório. Por fim, o magistrado solicita que a denúncia seja apresentada à Polícia Federal de Marília.

Em contato com o Cartório da 94ª Zona Eleitoral, a reportagem foi informada que, em razão da sentença, os candidatos eleitos não foram diplomados na noite de quinta-feira no Centro de Convenções de Piraju. Apenas os vereadores eleitos em Tejupá receberam o certificado da Justiça Eleitoral.

Fonte: Diego dos Reis e TER-SP

A Justiça cassou a diplomação de Valtinho Boranelli e Val do Távio em Tejupá