Jornal Sudoeste Paulista

PM César recebe Título de Cidadão Taquaritubense

Foi realizada em Taquarituba, na Câmara Municipal, solenidade para entrega de Título de Cidadão Taquaritubense à Carlos César da Silva, (Cabo César) – terceiro sargento da Polícia Militar Reformado. A sessão solene ocorreu na noite de terça-feira, 3, no Legislativo, contando com a presença do homenageado, sua esposa Regiane de Oliveira Vaz, o filho Gustavo Henrique, além de outros familiares e amigos.

A propositura foi outorgada pelo vereador Thiago Grasselli de Oliveira (Thiago do Zote) e aprovada em outubro de 2023 pelos relevantes serviços prestados em prol ao município de Taquarituba. Em 1998, César foi escolhido através do comando da polícia militar da cidade de Botucatu, para que fosse até a cidade de São Paulo participar do curso do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (Proerd).

Em 1999 começou a ministrar o curso do Proerd para os alunos da antiga quarta série, hoje denominado quinto ano na cidade de Taquarituba, e devido ao seu sucesso, levou o curso para as outras cidades sendo ela Barão de Antonina, Itaporanga, coronel Macedo, Fartura, e a cidade de Taguaí.

Durante os 14 anos que ficou ministrando aula do Proerd, passou pelas suas mãos aproximadamente 14.000 alunos, sendo que só na cidade de Taquarituba foram aproximadamente mais de 4 mil crianças, vacinadas contra o mal das drogas e o mal da violência. Ainda, esteve no comando da Polícia Militar de Taquarituba por várias vezes e sempre foi alvo de elogios pelos seus pares e seus comandantes.

O policial em pauta, juntamente com o ex-prefeito Miderson Milléo, lutou e levaram à Taquarituba, através do Comando da Polícia Militar e a Casa Militar da Terceira Companhia da Polícia Militar de São Paulo, quando ambos foram homenageados na cidade de Sorocaba, recebendo o Colar Evocativo Sesquicentenário da Revolução Liberal 1842, pelos grandes serviços prestados a Polícia Militar e a comunidade.

Foi membro por vários anos do Conselho Municipal de Segurança (Conseg) da cidade e ainda, por muitos outros feitos pela cidade, é com muito orgulho que, segundo vereador, o indicou para ser agraciado com a Láurea do Mérito Pessoal em seu 2º Grau, em reconhecimento, respeito e admiração pelos relevantes serviços prestados à comunidade de Taquarituba e à nossa instituição.

HOMENAGEADO

Emocionado, César salientou ser aquela noite uma honra receber o título de Cidadão Honorário. Distinção é um reconhecimento de sua trajetória, desde os humildes dias como engraxate, passando pela carreira como bancário, até seu serviço na Polícia Militar.

“Como instrutor do Proerd, tive a oportunidade de influenciar positivamente a vida de quase 4 mil crianças em Taquarituba, somando esta quantidade com as cidades de Fartura, Taguaí, Coronel Macedo, Itaporanga Barão de Antonina, chegamos em quase 14 mil crianças, ensinando-lhes valores e habilidades para resistir às drogas e à violência. Como pedagogo, busco inspirar futuras gerações”, salientou.

César ainda agradeceu sua família, que lhe ensinou valores e o apoiou incondicionalmente. Aos amigos, que compartilharam momentos de alegria e superação, à Polícia Militar, sua segunda família, agradecendo pela oportunidade de servir e proteger a comunidade.

“Agradeço ainda aos vereadores, representantes do povo, agradeço pelo reconhecimento de meu trabalho. Esta honraria é também uma homenagem a todos que trabalham pelo bem comum. Ao vereador Thiago do Zote, tenho que agradecer por ter me indicado, e todas as palavras que eu disser, serão pequenas diante desta grande homenagem. Estou emocionado ao receber este título. Agradeço novamente à minha família, por seu amor. Aos amigos, por sua solidariedade. À Polícia Militar, por sua missão nobre. Ao Proerd, por permitir que eu inspirasse jovens. A esta Câmara Municipal, por este reconhecimento e, principalmente, agradeço a Deus pela saúde e também pelas oportunidades”, salientou César emocionado.

O homenageado ainda concluiu dizendo que “de engraxate, Guarda Mirim de Fartura a bancário, Policial Militar, instrutor do Proerd e Pedagogo, Conselheiro Tutelar, minha história é de superação. Continuarei servindo nossa comunidade. Continuarei contribuindo para o crescimento dela. Obrigado. Deus abençoe a todos”, concluiu.

Ao lado de familiares, o homenageado César exibe o Título de Cidadão
Marquinho, Regiane, César, Regina Célia, Luciana e Zé da Costa
O homenageado PM César ao lado de familiares e amigos na solenidade
Presidente Ricardo, Regiane, César, Gustavo e vereador Thiago do Zote