Jornal Sudoeste Paulista

Meio Ambiente promove conscientização em Timburi

O prefeito Silvio Polo tem apoiado iniciativas que visam à preservação do meio ambiente de Timburi e, recentemente, o município ficou entre os vinte melhores do estado, no ranking do Município VerdeAzul. Tal resultado é fruto do trabalho sério e focado da gestão municipal em dar todo o aporte a Secretaria do Meio Ambiente.

No decorrer da semana, o secretário Andrey Rueda esteve nas escolas para orientar os alunos sobre o descarte irregular do óleo de cozinha usado. Desde o ano passado, o município tem feito campanhas para coletar este material de forma adequada, com objetivo de preservar os ribeirões e rios.

“Nosso objetivo na Casa da Agricultura é proteger o meio ambiente e ainda evitar problemas de entupimentos de pias e ralos, bem como o mau cheiro na rede de esgoto e contaminações nos ribeirões e rios, porque um litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água, pois as substâncias deste produto não se dissolvem e quando despejadas nos cursos d’ água, causam descontrole do oxigênio e a morte de peixes e outras espécies. Em contato com o solo, há contaminação e mais sujeira”, relatou o secretário de Meio Ambiente, Andrey Rueda.

Os moradores podem participar da campanha da seguinte forma: a cada quatro litros de óleo usado armazenado num recipiente, eles podem trocar por um litro de óleo novo. O ponto da entrega e coleta é na Casa da Agricultura de Timburi. O prefeito Silvinho Polo ressaltou que a Prefeitura tem efetuado um trabalho dinâmico em políticas públicas de preservação ambiental.

“Além de colaborar com a natureza, a troca do óleo usado pelo novo também ajuda as famílias nas despesas mensais, pois quanto mais elas armazenarem o óleo usado, mais litros de óleo novo receberão, e, além disso, é importante esclarecer que ao lançar o óleo de cozinha na pia, vaso sanitário ou ralo, o resíduo acumula-se nas paredes dos canos e retém outros materiais que passam pelo local, onde, além de entupimentos, haverá ‘infarto’ do sistema de esgoto com sérios problemas para manutenção das redes e custos mais altos para fazer consertos e reparos”, frisou o prefeito.

Fonte: Comunic