Restando apenas 10 dias para as eleições municipais, vereadores de Itaporanga escolheram um novo prefeito através de uma eleição indireta na quinta-feira, 26, o qual, como determinou o poder judiciário, assumiu o cardo imediatamente, ficando até a posse do prefeito eleito no dia 6 de outubro, sendo o terceiro prefeito do município em 2024.
Assim, em sessão extraordinária realizada pela Câmara Municipal de Itaporanga, na noite de quinta-feira, em votação aberta, por 5 votos favoráveis e 4 contrários, os vereadores elegeram como prefeito o empresário Fabio Fernando de Souza (Fabinho) e como vice-prefeito Wagner Aparecido Ramalho Martins.
Tudo isso aconteceu após o poder judiciário, entre liminares e medidas cautelares, determinar, por fim, eleições indiretas no município. A decisão se deu porque com a cassação do então prefeito Douglas Benini recentemente, o então presidente da Câmara, seu primo Fábio Benini, também candidato nas eleições direitas de 6 de outubro, assumiu temporariamente como prefeito.
Essa eleição indireta ocorreu conforme determina a Constituição Federal, quando ocorre dupla vacância de cargos, como foi o caso em Itaporanga. O vice-prefeito eleito, Dr. Augusto, faleceu em 6 de agosto de 2022, e o prefeito Douglas Benini, teve o mandato cassado.
A chapa concorrente, de Reinaldo Antunes dos Santos, com o candidato a vice-prefeito Gezuino Rovides, obteve 4 votos. Também concorreu a chapa com o candidato a prefeito Luís Henrique Coluço Ferreira e vice Fábio Fernando de Souza.
Logo após a votação e proclamação dos resultados, os eleitos foram empossados imediatamente para assumir, em mandato-tampão o comando da Prefeitura de Itaporanga, até o dia 31 de dezembro de 2024. Último dia do ano.