Foi realizada pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Cerqueira César, nos últimos dias, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, com o tema ‘O que somos e o que fazemos?’, quando diversas atividades foram realizadas com acompanhamento dos monitores.
Na abertura, aconteceu um jogo amistoso entre a Apae e alunos do projeto Futsal Semel- Amceres/CMDCA, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, professores Diego Gomes, Marcão Sanches e Milena Barbaresco, além da arbitragem de Marcos Taffarel e Lucas Martins. A Secretaria Municipal de Educação forneceu o Ginásio de Esportes.
No evento é ressaltada a importância da interação entre os participantes, e ainda na abertura da Semana Nacional, os alunos do período da tarde participaram dos esportes adaptados, como vôlei sentado, para vivenciar a experiência de um cadeirante jogando vôlei, brincadeiras de ping-pong e futebol.
Depois, dando continuidade ao evento, foi desenvolvida uma atividade estimulando a interação social através de perguntas e respostas com curiosidades sobre o ambiente escolar e a vida particular de cada aluno, sendo então, ofertado um delicioso piquenique entre os alunos da Apae e alunos das Escolas Mariana Todescato e Cooperativa Educacional Cerqueirense, com interação, bate papo, danças e vôlei adaptado.
No terceiro dia, de eventos, a visita foi no Clube das Artes para participar de jogos interativos, como ping-pong, damas, xadrez, dominó, brincadeiras e jogos para trabalhar regras, movimentação corporal, disciplina e acima de tudo, muita diversão pra todos. Depois, foi marcada uma interação entre os alunos menores de sete anos da Apae e alunos da Escola Sonho de Criança, os quais tiveram momentos de atividades utilizadas no dia-a-dia com os atendidos, e com isso, exploraram as suas habilidades sensórias.
Por fim, na continuidade da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, na sexta-feira, 23, foi realizada a vivência na Equoterapia, dentre alunos e funcionários, todos conhecendo o ambiente na Faicc, a rotina dos cavalos, interação através de carinhos e alimentação, e o andar. E por fim realizado um piquenique com todos. “Agradecimentos a todos que colaboraram pra que esse evento acontecesse”, frisaram os responsáveis.