Tempos atrás, a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados e a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher lançaram a campanha Agosto Lilás, com o objetivo de discutir temas relacionados ao enfrentamento da violência contra as mulheres em suas diversas formas, e em Cerqueira César, o tema foi debatido e muitas informações foram disponibilizadas.
Assim, a Apae, através do setor psicossocial, realizou recentemente o projeto ‘Cuidando de Quem Cuida’, abordando o tema o Agosto Lilás, quando foi apresentado um documentário através de vídeo aos participantes e, após, houve uma roda de conversa para conscientização desta causa, sendo as mediadoras assistente social e psicóloga.
O Agosto Lilás é uma campanha que foi criada com o objetivo de combater a violência contra a mulher no Brasil. Essa campanha utiliza o mês de agosto como referência para que eventos de conscientização aconteçam em todo o país por meio dos agentes públicos e dos meios de comunicação disponíveis.
O tema é baseado na Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, quando surgiu da necessidade de inibir os casos de violência doméstica no Brasil. Hoje, a lei 11.340/2006 considera o crime de violência doméstica e familiar contra a mulher como sendo “qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial”.
O evento em Cerqueira foi finalizado com um café da tarde as famílias participantes.