Jornal Sudoeste Paulista

Educação de Fartura e Taguaí se destacam na pontuação do Inep

Taguaí e Fartura foram destaques no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, que teve seu resultado divulgado na quarta-feira, 14, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ambos os municípios atingiram notas superior a 7,0, ou seja, Taguaí obteve média de 7,5 pontos e Fartura atingiu 7,4 pontos.

Os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023 foram divulgados nesta quarta-feira. Principal indicador da educação básica do país, o Ideb avalia o desempenho dos estudantes a partir da taxa de aprovação das escolas e dos resultados em uma avaliação de matemática e português, o Saeb.

A média nacional do ensino médio no Ideb 2023 ficou abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Educação e foi de 4,3 – aumento de 0,1 na comparação com 2021 e 2019 (4,2). A meta para esta etapa do ensino, em 2021, era 5,2. O ensino médio é tido historicamente como a fase escolar mais crítica da educação básica, pela alta taxa de abandono e pelo baixo nível de aprendizagem. Desde 2013, o ensino médio não atinge a meta do Ideb.

Segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, divulgado nesta quarta-feira (14), em Brasília, pelo Ministério da Educação (MEC), nos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano), o Brasil alcançou 5 pontos. Apesar de não ter atingido a meta de 5,5 pontos, o resultado demonstra uma retomada positiva na comparação com o período pré-pandêmico (2019), quando obteve 4,9 pontos.

O Ideb é calculado a cada dois anos para o ensino fundamental e para o ensino médio, com base em dados de aprovação nas escolas e de desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O Saeb avalia os conhecimentos dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O índice final varia de 0 a 10.

O índice tem metas diferentes para cada ano de divulgação e também metas específicas nacionais, por unidade da federação, por rede de ensino e por escola. A intenção é que cada instância melhore os índices para que o Brasil atinja o patamar educacional da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

FARTURA

Em Fartura o setor de Educação comemorou uma importante evolução, pois o setor ultrapassou a média no Ideb, conforme o resultado oficial da Prova Saeb que foi divulgado na quarta-feira, 14, e a cidade se destacou no Estado de São Paulo, pois avançou na pontuação de 6,5 para 7,4.

A Coordenadoria da Educação parabenizou toda a equipe gestora, professores, funcionários e, claro, as crianças pelo desempenho incrível, e citaram ainda que isso foi possível investindo nos estudantes e profissionais, garantindo os melhores recursos e todo o apoio necessário para que desempenhem seus papéis com excelência.

TAGUAÍ

Já a comemoração em Taguaí também se deve à ótima nota obtida segundo divulgação nas redes sociais, atingindo a pontuação de 7,5 e deixando orgulhosos os profissionais da Educação, os quais foram parabenizados, no caso, os gestores, professores, auxiliares de educação, funcionários, toda a equipe, que não mede esforços para trabalhar pela educação de excelência no município, deixando a Educação de Taguaí com a melhor nota da região.

NOTA MÁXIMA

O Brasil teve 21 escolas públicas com nota 10 nos anos iniciais em 2023, segundo dados do Ideb. Os anos iniciais fazem parte do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, mas todas as escolas estão na região Nordeste, com destaque para o Ceará, que colocou 15 unidades com nota 10. Alagoas vem em seguida com cinco e Pernambuco fecha a lista com uma escola com a nota máxima.