Jornal Sudoeste Paulista

Vereadores de Taguaí aprovam nova denominação do Projeto Cativa

Retornando do recesso parlamentar, foi realizada na noite de terça-feira, 6, em Taguaí, sessão camarária na qual os vereadores aprovaram projeto de alteração de prédio público, além de outras proposituras de interesse da municipalidade. A sessão contou ainda com a presença de moradores do Loteamento do Cabelo, que foi pauta nos trabalhos legislativos.

PROJETO APROVADO

Por unanimidade, foi aprovado projeto de lei do Legislativo, de autoria do edil Dudu, que altera a denominação de prédio público, no prédio localizado na Rua José Inácio Ribeiro, para Projeto Cativa – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ‘Andrea Bergamo Diogo’, que dedicou sua vida ao trabalho com as crianças.

REQUERIMENTOS

Ainda, três requerimentos foram aprovados, sendo um do vereador Rodolfo, requerendo do Poder Executivo, informações a respeito do repasse de verbas referente ao Edital 03/2024, dos contemplados pela Lei Complementar nº 195/2022 – Lei Paulo Gustavo.

Também foi aprovado requerimento de Elza Dalcin requerendo do Poder Executivo, providências no sentido de elaborar projeto de lei visando beneficiar com adicional na remuneração, os professores que efetuarem especialização para a educação e auxílio a crianças portadoras do transtorno do espectro autista.

Por fim, foi aprovado requerimento de Juliano, requerendo do Poder Executivo, para que no prazo legal, apresente informações e que tome providências a fim de implementar infraestrutura adequada ao Loteamento do Cabelo. Segundo ele, o local precisa urgentemente ter acesso aos serviços públicos essenciais, tais como energia elétrica, água potável, saneamento básico e estrutura viária tais como calçamento, guias e sarjetas.

O mencionado loteamento está localizado na zona rural e está distante cerca de 3 km da cidade, porém, atualmente existe a Lei da Reurb – Lei Federal 13465/2017, que permite a regularização fundiária de áreas com características de loteamento urbano, mesmo que situadas na zona rural, situação esta que permitiria aos moradores da localidade ter acesso aos serviços públicos essenciais básicos.

MOÇÕES DE PESAR

Diversas moções de pesar foram lidas, sendo que o edil Tatu apresentou os pêsames às famílias de Gerson Donizeti Murba, Cleusa Maria Martins da Silva e Carlos Alberto Avanço. Ainda, o vereador Dudu também apresentou pesar Às famílias de Ignez Ferreira dos Santos Vaz, João Correia de Campos (Seu Jango), Sebastião Dias Pereira (Tiãozinho Bilheteiro) e Elias Aparecido Diniz (Elias Feliciano).

INDICAÇÕES

O vereador Tatu Bença indicou que sejam providenciadas novas camisetas do uniforme para os servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além de bolas de futebol Society para a escola Arlindo Bergamo, frisando que atualmente, a instituição enfrenta a falta de bolas adequadas para a prática esportiva, o que compromete a qualidade das atividades e o engajamento dos estudantes.

Tatu ainda indicou internet para a escola Arlindo Bergamo, pois com a importância crescente da internet no processo educacional, a conectividade não é mais um luxo, mas sim uma ferramenta essencial para a formação dos alunos, permitindo acesso a uma vasta gama de recursos educacionais online, plataformas de aprendizado, pesquisas acadêmicas e atividades interativas que enriquecem o ensino e a aprendizagem.

Depois, a vereadora Elza Dalcin indicou que sejam providenciadas as pinturas das faixas de pedestres nas esquinas das escolas Josiane Soldera e Arlindo Bergamo, implantação de lombadas redutoras de velocidade e colocação de grades nas bocas de lobos nas referidas esquinas.

Elza indicou ainda apoio a ONG Arca de Noé em relação à adoção irresponsável de animais por parte de algumas pessoas, e, segundo ela, alguns têm procurado a ONG para adotar animas, mas após um tempo decidem voltar atrás na adoção e dizem que se a ONG não os pegar de volta, estes serão soltos na rua, no entanto a referida ONG trabalha sempre com a lotação máxima de animais, não podendo ficar recolhendo esses animais de volta em suas instalações.

Também, a vereadora indicou uma reestruturação salarial aos servidores públicos municipais, a fim de elevar a referência mais baixa de salário. Elza solicitou atitudes em relação ao sistema que está sendo utilizado na coleta de lixo da cidade. “Atualmente, os garis estão retirando o lixo das lixeiras e amontoando-o em um ponto na rua a cada quarteirão, para que posteriormente o caminhão de coleta passe recolhendo este material, no entanto, há um intervalo de tempo entre o depósito do lixo nas ruas e a passagem do caminhão, durante o qual os cachorros de rua, atraídos pelo cheiro dos resíduos, rasgam as sacolas e espalham o lixo, resultando em sujeira e desordem”, citou a edil.

PALAVRA LIVRE

Os vereadores comentaram sobre as proposituras apresentadas, enquanto o edil Dudu aproveitou para desejar um Feliz Dia dos Pais a todos.