Com a prorrogação da campanha de vacinação contra a gripe (influenza) até o último domingo, 14, a Coordenadoria Municipal de Saúde de Taguaí, através da Vigilância Epidemiológica e unidades básicas de saúde, mobilizou-se redobrando os esforços visando alcançar os grupos prioritários para maior proteção da população.
Segundo a Coordenadoria de Saúde taguaiense, os grupos prioritários foram crianças maiores de seis meses, gestantes, puérperas e pessoas acima de 60 anos. Assim, durante a semana passada, foi realizado um mutirão de vacinação em fábricas, via públicas, igrejas e no domicílio para acamados e domiciliados.
“É preciso que as pessoas busquem a imunização. A vacina contra a influenza tem a capacidade de dar imunidade durante o período em que há maior circulação dos vírus que causam a doença, reduzindo o risco de agravamento, as internações e o número de óbitos”, aponta a enfermeira Fabíola, da Vigilância Epidemiológica.
Os casos de problemas respiratórios como gripe, rinite e sinusite são intensificados nos períodos de inverno devido às baixas temperaturas e clima seco. Para crianças e idosos, as doenças podem ser ainda mais graves por conta do sistema imunológico mais frágil, levando a demais complicações, internações e até mesmo óbito.
Como se prevenir contra os vírus respiratórios?
Além de manter a caderneta vacinal em dia, também é fundamental seguir algumas regras como: Higienização frequente das mãos e objetos; Mantenha o ambiente arejado; Beber bastante água e manter-se hidratado; Ter uma alimentação saudável e rica em frutas, verduras e legumes; Reforçar a imunidade; Manter o ambiente domiciliar limpo e livre de poeiras e mofos; Suplementação de vitaminas e minerais, se necessário.