Jornal Sudoeste Paulista

Solenidade marca denominação do Fundo Social de Cerqueira César

Na última semana, aconteceu em Cerqueira César a solenidade de denominação do Fundo Social de Solidariedade como ‘Catarina Ângela Bataglin Santos’. O evento foi marcado por forte emoção e reconhecimento pelo trabalho benevolente da ex-primeira-dama do município.

A honraria de autoria de da casa foi aprovada por unanimidade dos parlamentares e sancionada pelo prefeito sob a Lei Municipal 2430, de 14 de junho de 2021. Já a cerimônia, que ocorreu no prédio do Fundo Social, contou com a presença de diversas autoridades locais e familiares da homenageada, dentre eles, o ex-prefeito João Batista dos Santos, a irmã da ex-primeira-dama, Esther Bataglin e o representante da Santa Casa de Cerqueira César, Flávio Glaser e sua esposa Luciana Bataglini.

A solenidade teve também participação do primeiro tenente, Daniel Pires, a representante do Lions Clube, Silvia Paulin, secretários e diretores municipais. A cerimônia foi marcada por saudosismo, durante os pronunciamentos, quando foi enaltecido o trabalho da então primeira-dama, “Tia Catarina presidiu com maestria o Fundo Social, durante os dois mandatos do então prefeito, tio João, nestes anos ela, desenvolveu inúmeros trabalhos em prol da comunidade e das pessoas menos favorecidas”, lembrou um dos participantes.

“Ao chegar aqui neste prédio, até então deteriorado, tive a grata surpresa de encontrar em gaveta velha, uma ata datada de 1983, que tratava justamente da época em que Dona Catarina fundou o Fundo Social de Solidariedade. Foi este, o meu direcionamento, o qual procuro seguir à risca, os ensinamentos de Catarina”, afirmou a presidente e primeira-dama, Gisele Machado.

Também foi externado o respeito e a admiração ao político, João dos Santos, que administrou a cidade, em dois períodos, de 1983 a 1988 e 1989 a 1992. Ao término da solenidade, autoridades e familiares realizaram o descerramento da placa que denomina o prédio, ‘Catarina Ângela Bataglin Santos’.

BIBLIOGRAFIA

Catarina Ângela Bataglin Santos, nasceu no Distrito de Domélia, filha do casal Fernando Bataglin e Carolina Catto Bataglin, teve dez irmãos Olívia, Iladia, Leonor, Maria Engrácia (Nenê), Esther, Norma, José (Zezinho), Amadeu (Neguito), Luiz Bataglini (Luiz Vila) e Ulisses. Ela teve uma infância e adolescência simples.

Casou-se com João Batista dos Santos em 18 de janeiro de 1969. Desta feliz, união nasceram Newton e Josiane. Em 1982, chegando à eleições municipais, daquele ano, ela e seu marido João dos Santos, mais uma vez se uniram por uma causa maior, o bem dos cerqueirenses. Como primeira-dama, já no início do mandato, ela fundou o Fundo Social de Solidariedade.

Dentre seus diversos projetos sociais, destaque para a criação da Horta Comunitária, a antiga Guarda Mirim, Banda Musical Prof. José de Arruda Campos, a festa das Crianças, além de cursos de Corte e Costura, desenvolvidos pela Casa do Artesão, órgão este que foi criado sob a presidência, de Catarina.

Durante o período de 1993 à 1996, na segunda gestão do prefeito João Batista dos Santos, Catarina também foi dedicada e pode dar continuidade aos seus projetos sociais. Dona Catarina e João dos Santos também participaram ativamente do Lions Clube de Cerqueira César por 36 anos, até o ano de 2020.

No dia 8 de abril de 2021, Catarina veio a falecer, vítima da pandemia DE Covid-19, enlutando todos que o conheciam. Ela deixou ensinamentos com seu jeito peculiar. O trabalho da então primeira-dama, colhe frutos até os dias atuais, sob a existência de projetos assistenciais, mantidos.