A temporada de estiagem que assola a região Sudoeste Paulista, segundo cientistas, promete ser uma das mais severas dos últimos anos, que já não foram fáceis, diga-se de passagem, e um incêndio florestal em Timburi soa como alerta máximo para todos os municípios, pois, de acordo com o divulgado pela Prefeitura, o incêndio de grandes proporções devastou uma área de mata nativa no entorno do perímetro urbano.
O fogo teria irrompido, na manhã de sábado, 15, após um fio de energia de alta tensão se romper e provocar faíscas em meio à mata seca, então, a Brigada de Incêndio da Prefeitura do município foi acionada por volta de 6 horas da manhã, de acordo com a municipalidade e divulgado pelo Portal Sudoeste Paulista.
Junto de equipes da Secretaria do Meio Ambiente, os bravos brigadistas aturam no combate às chamas, por várias horas. As autoridades não informaram o tamanho do estrago, mas pelas imagens divulgadas, o prejuízo ambiental foi imenso. Além do caminhão pipa da Prefeitura, outro veículo com reservatório de água pertencente a uma fazenda vizinha também foi utilizado para controlar o fogo.
Durante o combate, funcionários da Prefeitura trabalhavam para formar um aceiro em uma área de pastagem, para evitar que o fogo se alastrasse. Diversos populares também foram até o local para ajudar no trabalho, considerado de grande importância para vencer o incêndio e, dessa forma, brigadistas e trabalhadores da empresa Bracell, responsável pela plantação de eucalipto na fazenda vizinha também ajudaram, combatendo em uma área de mata fechada.
No final do dia, após intenso combate, o Corpo de Bombeiros, que tem registrado incêndios praticamente diários por toda a região esteve no local e realizou o trabalho de rescaldo, pondo fim ao incêndio, porém, ressaltaram que neste tempo seco, é importante que todos fiquem atentos a focos de incêndios e alertar as autoridades e ao mesmo tempo, pois a comunidade em geral, precisa contribuir para evitar essa destruição ambiental que pode matar muitas vidas silvestres.