Jornal Sudoeste Paulista

Sistema de monitoramento reduz criminalidade em Taguaí

Desde que foi iniciado o monitoramento de segurança através de câmeras em Taguaí, a criminalidade reduziu claramente, facilitando em muito o trabalho das polícias civil e militar, e por conta disso, o prefeito Edinho Fundão, além dos investigadores tem elogiado muito o sistema.

“Iniciamos em 2022 e tem trazido muitos resultados, pois através dos levantamentos da Polícia Militar e da Polícia Civil, que são parceiras nossas no município, o índice de furtos e tráfico de drogas caiu cerca de 30%, e isso quer dizer que a segurança, através do monitoramento melhorou e está nos auxiliando muito”, frisou o prefeito Edinho Fundão.

Segundo Gustavo Silva Almeida, investigador da Polícia Civil, “nos ajudou a solucionar diversos crimes, especialmente contra pessoas e patrimônio, além de vários furtos, e é ainda interessante, porque mesmo os populares nos fornecem imagens para que averiguemos, porém, nem sempre a câmera deles tem uma boa qualidade, e ainda, outro diferencial nesse sistema, é que sempre tem alguém pronto para fornecer a imagem para nós logo que pedimos, uma forma profissional de ajudar a polícia”.

Na época, depois de uma reunião realizada no gabinete do prefeito de Taguaí, debateu-se a instalação de um sistema de monitoramento integrado, um projeto proposto pelo prefeito Edinho Fundão com intuito de aumentar a segurança e fornecer ferramentas para inibir e combater a incidência de possíveis crimes no município.

Na ocasião, participaram além do prefeito, também representantes da Associação Comercial e Industrial (Aciat), Polícia Militar, instituições bancárias do município, bem como os servidores responsáveis pela administração pública e da área de tecnologia, para darem início ao projeto de Vigilância e Monitoramento Colaborativo.

DETECTA

Taguaí conta também com acompanhamento através de câmeras inteligentes nos principais pontos de acesso e fluxo de pessoas na cidade, visando proporcionar mais segurança aos cidadãos através do Sistema Detecta, tudo será monitorado por uma central especializada, 24h por dia, sediada na cidade de Ourinhos.

O sistema estará interligado ao programa Detecta, que é um sistema de monitoramento inteligente implantado pelo Governo do Estado de São Paulo, composto pelo monitoramento através do uso de câmeras, combinado com o maior banco de dados de informações policiais da América Latina, integrando ao sistema os bancos de dados das polícias civil e militar, do Registro Digital de Ocorrências (RDO), Instituto de Identificação (IIRGD), Sistema Operacional da Polícia Militar (SIOPM-190), Sistema de Fotos Criminais (Fotocrim), além de dados de veículos e de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Detran.

“Nossa administração objetiva melhorar a vida de todos os munícipes e a segurança pública é um setor que necessita ser aprimorado, por isso as câmeras de monitoramento foram instaladas. Essa ação, com certeza, vai trazer mais segurança para a nossa população”, comentou o prefeito Edinho Fundão.