Jornal Sudoeste Paulista

Itaporanga homenageia o artista e músico Ramiro Viola

Em uma noite memorável na Femai de 2023, o cantor Matogrosso, da antiga dupla Matogrosso & Mathias, chamou seu amigo Ramiro Viola três vezes, pois o cantor buscava no público o amigo, que estava acompanhado da artista plástica Adriana Padilha, representante do Ponto de Cultura ‘Angelino de Oliveira’, das jovens poetisas de Itaporanga Maria Luíza e Maria Vitória, e dos músicos Dimas Castilho e Maicon Fernando.

Esse momento especial deu origem à ideia de conceder o Título de Cidadão Honorário itaporanguense ao Mestre Ramiro Viola. A propositura, feita pelo vereador Gerson Viana, sempre atento aos acontecimentos políticos, sociais e culturais do município, foi aprovada por unanimidade pelos vereadores da Casa Legislativa.

Para celebrar essa conquista e promover a rica cultura da Paulistânia, a Câmara Municipal de Itaporanga, em parceria com o Ponto de Cultura ‘Angelino de Oliveira’ e o Museu da Paulistânia ‘Professor João Castilho’, realizou um mini seminário: A Paulistânia e Nossos Patronos. O evento, aberto ao público, aconteceu no dia 25, na Câmara Municipal de Itaporanga.

PROGRAMAÇÃO

De acordo com a programação, o evento iniciou com a palestra “O Professor João Castilho e a Cultura da Paulistânia” pelo professor Me. Fábio Costa; depois, teve a palestra “Angelino de Oliveira e a Cultura da Paulistânia”, pelo Músico Ramiro Viola, seguido de homenagens ao músico Ramiro Viola (apresentações artísticas e show musical), com entrega do Título de Cidadão Itaporanguense, e para finalizar, aconteceu apresentação com Ramiro Viola e Maria Luíza Barbosa.

PALESTRANTES

Professor Fábio Costa: Piracicabano radicado em Campinas, Mestre em Agronomia pela ESALQ-USP, Engenheiro agrônomo pela Unesp, professor de Química na Seduc-SP, poeta e membro fundador do Museu da Paulistânia Professor João Castilho.

Músico Ramiro Viola Vieira de Andrade: membro efetivo da Academia Botucatuense de Letras – Cadeira 35, sendo seu patrono o Angelino de Oliveira, cantor, compositor, escritor, violeiro, arranjador, pesquisador, colecionador musical sertanejo de raiz, radialista, produtor de eventos etc. Foi diretor artístico de programas sertanejos de TVs pelo SBT e Record no Centro-Oeste Paulista de 2000 a 2006, mestre popular, reconhecido violeiro caipira, natural de Botucatu-SP, com mais de 30 anos de carreira e diversos prêmios recebidos.

PONTO DE CULTURA

O Ponto de Cultura Angelino de Oliveira é um Espaço Vibrante para a Cultura em Itaporanga, conduzido por Adriana Padilha, artista e empreendedora cultural, que se destaca como uma força motriz na cena cultural local. Desde 2009, sua atuação profissional e social nas áreas artística e cultural vem enriquecendo a vida da comunidade. Por meio de seu ateliê de pintura, Adriana não apenas desenvolve sua produção artística individual, como também fomenta a participação da comunidade em diversas atividades culturais.

Em 2019, Adriana consolidou seu compromisso com a cultura local ao fundar o Coletivo Cultural ‘Angelino de Oliveira’. Inspirado pelo famoso compositor e musicista itaporanguense, o coletivo recebeu certificação do Ministério da Cultura, reconhecendo seu papel fundamental na promoção da cultura viva na comunidade.

MUSEU DA PAULISTÂNIA

O Museu da Paulistânia ‘Professor João Castilho’ é um museu dedicado à cultura da Paulistânia, território histórico e cultural de influência dos Paulistas. O museu possui um acervo com documentos históricos, fotos, objetos pessoais do professor João Castilho, mobiliário antigo e utensílios domésticos.

O museu foi idealizado como forma de homenagear a memória e o legado do Professor João Castilho, figura fundamental para a preservação da história e da cultura de Itaporanga e região. Apaixonado pela história regional, Castilho dedicou sua vida a pesquisar, documentar e compartilhar seus conhecimentos com a comunidade.

TÍTULO DE CIDADÃO

A Câmara Municipal de Itaporanga, por intermédio de propositura do vereador Gerson Viana, concedeu o título de cidadão itaporanguense ao mestre e artista Ramiro Viola, em reconhecimento à sua importante contribuição para a cultura da municipalidade.

Mestre Ramiro Viola Vieira de Andrade, nascido em Botucatu, é cantor, compositor, escritor, acadêmico, violeiro, arranjador, pesquisador, colecionador musical sertanejo de raiz, radialista, produtor de eventos etc. Foi diretor artístico de programas sertanejos de TVs pelo SBT e Record no Centro-Oeste Paulista de 2000 a 2006.

Ramiro Viola desde 20 de novembro de 2015 é membro efetivo da Academia Botucatuense de Letras – Cadeira 35, sendo um grande colecionador e detentor de um dos maiores e mais completo acervo musical sertanejo raiz do Brasil, seja em discos ou em arquivo de mídia, contando com aproximadamente 120 mil.

Fonte: Museu da Paulistânia ‘Professor João Castilho’