Na tarde do domingo, 29 de dezembro de 2024, Festa da Sagrada Família, a Diocese de Ourinhos celebrou a abertura oficial do Ano Jubilar da Fé, unindo-se ao Papa Francisco e à Igreja em todo o mundo na vivência do Ano da Graça de 2025. Sob o tema “Peregrinos de Esperança”, a celebração reuniu o bispo diocesano, Dom Eduardo Vieira dos Santos, o bispo emérito Dom Salvador Paruzzo, além de sacerdotes, diáconos, religiosos, seminaristas e fiéis, na Paróquia São Pio X, em Ourinhos.
Em uma breve celebração introdutória, Dom Eduardo recordou o Jubileu de Prata da Diocese, celebrado há um ano, e expressou alegria em abrir o Jubileu Universal da Igreja. “Somos chamados pelo Papa Francisco a acolher este tempo de graça. Não tenhamos medo de ir ao encontro do Senhor, que vem para ficar conosco, porque nos ama, nos perdoa e deseja permanecer entre nós”, destacou.
A abertura do Ano da Graça foi marcada por uma procissão que partiu da Paróquia São Pio X em direção à Catedral do Senhor Bom Jesus. Mais do que uma caminhada, Dom Eduardo definiu o ato como uma “Peregrinação Penitencial”, um gesto de fé e abertura ao amor misericordioso de Deus. Durante o percurso, a imagem de Cristo Crucificado foi conduzida pelos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, simbolizando a missão universal de levar Jesus a todos os cristãos batizados e aos não cristãos.
Na chegada à Catedral, a Celebração Eucarística foi realizada em um ambiente de profunda espiritualidade e unidade. Dom Eduardo enfatizou a importância do Jubileu como um tempo de renovação e esperança. Ele também expressou gratidão pelo trabalho dos sacerdotes, religiosos e leigos ao longo da história da Diocese e pelo testemunho da fé cristã em Ourinhos.
O bispo ressaltou que a Cruz de Cristo, apresentada durante a celebração, permanecerá exposta em igrejas jubilares das quatro Foranias da Diocese, incluindo a Catedral do Senhor Bom Jesus. Nessas igrejas, os peregrinos poderão rezar, buscar o perdão no Sacramento da Confissão e se preparar para receber indulgências plenárias.
“Celebramos 2025 anos da era cristã com o coração ancorado na Cruz de Cristo. Este Jubileu de Esperança nos convida a vivenciar a fé de forma profunda, promovendo a unidade e reacendendo a chama da esperança nos corações”, afirmou Dom Eduardo. Ao final da celebração, cada sacerdote recebeu uma chama simbólica para levar às suas paróquias, representando o Espírito Santo como guia e força transformadora para este tempo de graça.
O Ano Jubilar da Fé será uma oportunidade para toda a Diocese de Ourinhos viver intensamente a fé e renovar a esperança, sob o olhar amoroso de Nossa Senhora Aparecida. “Que este seja, de fato, um tempo verdadeiro da Graça do Senhor”, concluiu Dom Eduardo.
IGREJAS JUBILARES
Paróquia São Pedro, em São Pedro do Turvo; Paróquia São Sebastião, em Piraju; Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Santa Cruz do Rio Pardo; e a Catedral do Senhor Bom Jesus, a Igreja Mãe, em Ourinhos.
Luiz Rogério Alvarenga – Jornalista/ MTB 94.527/ SP