Em meados desse mês de dezembro e com a proximidade do Natal, as cidades da região todas enfeitaram suas praças e ruas, porém, em Fartura essa ação não estava acontecendo, supostamente, segundo informações, porque o atual prefeito, Luciano Filé, em razão de ter perdido as eleições, praticamente abandonou parte das ações referentes ao município.
Vale lembrar que no ano passado, foram adquiridos diversos enfeites, luzes e bonecos alusivos à data, além de alguns alugados, porém, às vésperas de começar os enfeites de praças e ruas, nada foi localizado, e dessa forma, a cidade não teria iluminação de Natal.
De acordo com o vereador Bruno Guazelli, em suas redes sociais, citou que os enfeites estão armazenados na Chácara Municipal, porém, o prefeito Luciano Filé não autorizou que fossem utilizados, o que gerou toda essa situação.
Assim, para que o Natal acontecesse com luzes e clima da época, comerciantes e voluntários se uniram para proporcionar os enfeites, inclusive, o prefeito de Taguaí, Edinho Fundão, colaborou e cedeu os enfeites e boa parte da iluminação, além de mão-de-obra para ajudar a cidade coirmã nessa data especial.
Com essa dificuldade, Shirley Galdino, uma comerciante farturense, teve a iniciativa de reunir amigos comerciantes e ajudou na organização de uma campanha para iluminação da Praça e do Natal para as crianças, com Papai Noel, luzes, brincadeiras e muito mais, se tornando, segundo ela, o ‘Natal Solidário do Comércio’. “Parabéns a cada farturense que está dentro dessa ação junto comigo”, finalizou.
Também o presidente da Associação Comercial e Industrial de Fartura (Acif) Conrado, falou sobre a mobilização do comércio local para a iluminação da Praça e da Rua Barão do Rio Branco, afirmando que o objetivo foi levar a população e crianças à praça , sendo isso uma realização do povo farturense. “Foi uma coisa assim singela, mas o espírito de Natal precisa prevalecer, e ainda é preciso agradecer os voluntários que ajudaram muito a tornar isso realidade”, salientou.
Segundo Filé explicou no final do ano passado, em sua prestação de contas sobre o “Natal dos Sonhos 2023”, na rede social da Prefeitura, destaca que um total de R$ 491.904,79 foram investidos com o projeto, visando resgatar o orgulho do povo e colaborando com a economia local, proporcionando oportunidades de geração de rendas, de forma direta e indireta.
Segundo ele, na somatória dos investimentos estava a locação, montagem, instalação elétrica, manutenção e retirada de materiais; aquisição de materiais para decoração natalina; projeção mapeada e show pirotécnico de Réveillon, mas também lembrou que existem recursos específicos para a realização de eventos como este.