Quase dois meses após a votação, a Justiça Eleitoral validou a eleição para prefeito de Águas de Santa Bárbara. Sargento Wilian foi o candidato mais votado no pleito em outubro, no entanto, aguardava a decisão da Justiça Eleitoral para ter a confirmação de que assumiria ou não a prefeitura pelos próximos quatro anos.
A decisão saiu na sexta-feira, 27 e, Conforme a Lei das Eleições, a condição de sub judice ocorre quando a candidatura está pendente de avaliação pela Justiça Eleitoral quanto à elegibilidade do candidato, ou seja, os mais votados com candidaturas sub judice podem recorrer até o TSE, mas não assumem o cargo enquanto não houver definição; até lá, quem assume a prefeitura é o presidente da Câmara.
. No caso de Águas de Santa Bárbara, o processo que envolve o candidato é referente à falta de prestação de contas de um partido extinto que ficou como responsabilidade do novo partido. A indefinição aconteceu porque a candidatura foi contestada judicialmente, justamente por que houve dúvidas sobre a elegibilidade do candidato, irregularidades nas documentações ou sobre o cumprimento das leis eleitorais.
Em entrevista ao g1, o agora prefeito eleito comemorou a decisão e disse que “é uma satisfação maior. Já estávamos com a decisão em mãos, esperando atualizar o site da Justiça Eleitoral. O processo ainda não acabou, mas a validação já garante a nossa diplomação”, explicou.