A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), por meio do CASA Feminino Anita Garibaldi, tem proporcionado uma experiência transformadora para adolescentes da unidade por meio de sessões de equoterapia, uma prática terapêutica que utiliza cavalos para promover benefícios físicos, emocionais e psicológicos.
As sessões, conduzidas por uma equipe multidisciplinar formada por uma psicóloga comportamental e equoterapeuta, uma fisioterapeuta integrativa e equoterapeuta, além de um neuropsico pedagogo e equoterapeuta, trabalham habilidades como confiança, raciocínio lógico, agilidade, equilíbrio e força muscular. As atividades são realizadas diretamente sobre o dorso dos cavalos, sem o uso de mantas ou celas, o que intensifica os estímulos proprioceptivos e os resultados terapêuticos.
A prática, que combina o contato com os cavalos e técnicas específicas, tem gerado resultados positivos para as adolescentes atendidas. “A equoterapia vai além de uma simples atividade física; ela desperta sentimentos e promove conexões emocionais que são fundamentais no processo de auto conhecimento e ressignificação da trajetória de vida das participantes. Percebemos avanços significativos no comportamento e na autoestima dessas jovens”, explica o coordenador pedagógico do CASA Feminino Anita Garibaldi, Renato Perez Gomes.
Atualmente, duas adolescentes participam do programa e relatam mudanças emocionantes em suas vidas. “Elas se emocionam a cada sessão, criando uma conexão única com os cavalos e consigo mesmas. Esse contato tem potencializado não apenas o equilíbrio físico, mas também a força emocional, tão necessária neste momento de reconstrução pessoal”, complementa Gomez.
Além dos ganhos individuais, a equoterapia se mostra como uma prática inovadora dentro das medidas socioeducativas, alinhada aos princípios do Plano Político Pedagógico da Fundação CASA, que valoriza estratégias inclusivas e humanizadas para o desenvolvimento integral dos adolescentes.
As sessões, realizadas semanalmente, integram um conjunto de atividades planejadas para ampliar as possibilidades de ressocialização e reintegração social das adolescentes, reforçando o compromisso da Fundação CASA com uma socioeducação transformadora e participativa.
Sobre a Fundação CASA
A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, com base no ato infracional e na idade dos adolescentes, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.
Fonte: Portal do Sudoeste Paulista