Jornal Sudoeste Paulista

João Ricardo assume como delegado titular em Taguaí

Conforme planejamento realizado pela Delegacia Geral de Polícia, os 304 delegados que se formaram recentemente na Academia de Polícia (Acadepol) foram distribuídos para todas as regiões do estado de São Paulo. Os novos profissionais reforçaram o efetivo da Polícia Civil e vão aprimorar o atendimento à população, o trabalho investigativo e o combate à criminalidade.

O interior de São Paulo recebeu 50% da turma de formandos, os quais foram deslocados para diferentes regiões do estado, recompondo o efetivo de delegados nas unidades policiais. Na região, Avaré, Piraju e Taguaí fazem parte das cidades beneficiadas, e assim, na última semana, o prefeito Edinho Fundão e o vice-prefeito eleito Rafael Corona, de Taguaí, receberam a visita do novo delegado titular João Ricardo de Oliveira Camargo. Durante o encontro, o delegado estava acompanhado dos policiais civis João Paulo e Gustavo.

Natural de Fartura, o jovem delegado de 25 anos destacou que está disposto a oferecer o melhor serviço possível ao cidadão taguaiense, e o prefeito Edinho fez questão de parabenizar João Ricardo pela nomeação, destacando as melhorias na área da segurança pública no município.

“Quero das as boas-vindas ao nosso novo delegado titular e desejar que possa desempenhar seu papel com responsabilidade e firmeza durante os trabalhos na Delegacia de Polícia de Taguaí. Nos últimos anos evoluímos na segurança pública do município com a instalação de câmeras de segurança nas principais vias da cidade e pretendemos também, no próximo mandato, construir a tão sonhada nova sede da Polícia Militar”, disse o prefeito.

Antes da nomeação de João Ricardo, quem atuava como delegado de forma interina era Luiz Fernando Rotelli, titular de Itaí. O último delegado titular de Taguaí foi Fabiano Rueda Amorim, hoje no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoas (DHPP). Ele desempenhou a função até fevereiro de 2023.

NOVO DELEGADO

João Ricardo de Oliveira Camargo é filho do casal Alexandre de Camargo e Claudia de Oliveira Fernandes. Estudou na Escola Estadual Coronel Marcos Ribeiro e depois fez o curso de Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), período em que morou em Ponta Grossa, no Paraná.

“Passei por um longo período de estudos, desde o início da universidade, muita dedicação e, principalmente, abdicação, com a finalidade de alcançar o objetivo de ser delegado de polícia. O concurso é extenso, iniciou-se em 2022 com a prova objetiva e discursiva, prova oral em 2023, nomeação e posse em maio de 2024. A Academia de Polícia durou seis meses, no Butantã, zona oeste de São Paulo, com estágios em diversas delegacias da capital paulista”, contou João Ricardo.

Ele ressaltou que o papel do delegado é essencial ao sistema de segurança pública, como primeiro garantidor dos direitos fundamentais do cidadão e gestor dos atos de polícia judiciária. “Entendo que Taguaí, uma cidade que se desenvolveu muito nos últimos anos, merece um delegado de polícia titular, atuante, e estou disposto a oferecer o melhor serviço possível ao cidadão taguaiense”, finalizou.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Delegado João Ricardo ao lado de outros delegados da região – Foto Divulgação
O delegado João Ricardo assumiu em Taguaí – Foto Divulgação
Rafael Corona, policial João Paulo, delegado João Ricardo, prefeito Edinho Fundão e Gustavo – Foto Divulgação