Jornal Sudoeste Paulista

Onda Verde supera os Amarelos, mostra pesquisa

O jornal Sudoeste Paulista, marca detentora da Gráfica e Editora Valente Fartura Ltda., devidamente cadastrada no Conre3 – Conselho Regional de Estatística, divulgou na segunda-feira a pesquisa de opinião pública na cidade de Avaré de forma on-line. Hoje, o jornal divulga de forma física, ou seja, estampado em suas páginas.

Simultaneamente, publicamos a pesquisa realizada na cidade de Fartura, onde, no percurso da campanha houve altos e baixos. Luciano Filé, atual prefeito, saiu na frente com adesivaços, corpo a corpo e dezenas de bandeiras amarelas sobre o telhado das casas. Por outro lado, o candidato José da Costa iniciou a campanha de forma tímida, aguardando o pedido de impugnação do Ministério Público eleitoral. Com a decisão da justiça em acatar o pedido do MP, Zé da Costa resolveu renunciar sua candidatura. O grupo político elegeu Marcão do Haras, que até então era vice, para ser o cabeça de chapa, tendo Célia, esposa do Zé, como vice.

O grupo dos Amarelos sofreu uma brusca desunião com o lançamento da candidatura de Lauro Rogério pelo PSB. Lauro levou consigo dezenas de tucanos, como os ex-prefeitos Jurandi Dongani e Tinho Bortotti, além de correligionários e simpatizantes do PSDB.

A justiça eleitoral mandou retirar as bandeiras amarelas sobre as casas, sob pena de multa diária. Enquanto isso, Marcão do Haras iniciava sua campanha, introduzindo os wind banners pelas ruas e praças da cidade. O grupo de Zé da Costa optou pela cor verde (substituindo o tradicional vermelho). Luciano Filé manteve a cor tradicional, sendo o amarelo e Lauro Rogério optou pelo laranja por ser a cor do partido.

Marcão do Haras, um empresário bem sucedido, porém, desconhecido politicamente, foi conquistando simpatizantes. Adriana da confecção, que antes era Filé, aderiu à campanha de Marcão gerando uma baixa considerável no grupo dos amarelos.

Com as três campanhas nas ruas, o jornal Sudoeste Paulista, com sede na cidade de Fartura, através da Gráfica e Editora Valente Fartura Ltda., fez a pesquisa de opinião pública de forma presencial, com pesquisadores do Paraná, totalmente neutros, sem conhecer esse ou aquele candidato.

A pesquisa devidamente registrada no TSE – Tribunal Superior Eleitoral sob o nº SP-01759/2024, entrevistou 300 farturenses votantes no município nos dias 26, 27 e 28 de setembro, com nível de confiança de 95% e margem de erro de 5,61 pontos percentuais para mais ou para menos sob a responsabilidade da estatística Aldine Andrea Oliveira de Souza Cabral.

Após, as considerações exigidas pela justiça e computados os votos, o candidato Marcão do Haras que tem Célia do Zé como vice, conquistou a preferência dos entrevistados com 45,22% dos votos válidos coletados na pesquisa estimulada, isto é, quando o entrevistador apresenta o nome dos concorrentes. O candidato Luciano Filé, que busca sua reeleição com o vice Doriveti Gabriel obteve 38,60%. Segundo a estatística, se nenhum fato novo ocorrer, Marcão do Haras, venceria a eleição em Fartura.

Por outro lado, temos o candidato Lauro Rogério com o vice Marquinhos que conquistaram a simpatia de 16,18% dos votos. A somatória da porcentagem exclui os votos brancos, nulos e indecisos para obter um índice mais real, visando confrontar com o resultado das urnas.

No cenário de rejeição, quando perguntado em qual destes candidatos o senhor(a) não votaria de jeito nenhum, o atual prefeito Luciano Filé aparece em primeiro com 46%, seguido por Marcão do Haras com 28%, empatado tecnicamente com Lauro Rogério com 26%. Na opinião da estatística, com a vantagem de Marcão do Haras na pesquisa comparado com a rejeição de Luciano Filé, dificilmente mudará este cenário.