Jornal Sudoeste Paulista

Prefeito de Piraju, Carlinhos Pneus, é alvo de duas CPIs

No decorrer da semana, o atual prefeito de Piraju, Carlos Alberto Camargo Lima (Carlinhos Pneus), foi alvo de duas Comissões Processantes de Inquérito (CPIs) movidas pelo cidadão Kleber Aparecido Paulino, residente no Jardim Ana Cecília, uma para investigar supostas irregularidades em uma pesquisa manipulada para o cargo de prefeito e outra para investigar a suposta venda irregular de pneus na Prefeitura de Fartura.

Carlinhos Pneus é alvo de duas CPIs de autoria de Kleber Paulino – Foto Divulgação

PESQUISA

Na noite de terça-feira, 24, os vereadores de Piraju aprovaram, por 8 votos a 2, a abertura de uma Comissão Processante de Inquérito contra Carlinhos Pneus. A ação, segundo informações de Anderson Moreira, visa investigar supostas irregularidades em uma pesquisa manipulada para o cargo de prefeito de Piraju.

O denunciante alegou que Carlinhos Pneus teria solicitado uma pesquisa fraudulenta envolvendo uma mulher de Jacarezinho (PR), e assim, com a aprovação da Comissão Processante, o Legislativo terá até 90 dias para apurar a denúncia. Após sorteio, foram definidos os membros da comissão, sendo Fernanda Carrara como presidente, Lauro de Melo como relator e Janaína Veterinária como membro.

A CPI da Pesquisa tem Juninho Braz, Willian Ribeiro e Valberto Zanatta na formação

PNEUS

Também na mesma noite, os vereadores aprovaram a abertura de outra Comissão Processante de Inquérito, essa para investigar a suposta venda irregular de pneus na Prefeitura de Fartura. A denúncia apresentada por Kleber gerou a CPI, que foi aprovada com uma votação de 9 a 1, sendo instaurada tendo como presidente Juninho Braz, relator Willian Ribeiro e membro Valberto Zanatta. Agora a Comissão terá o prazo de 90 dias para concluir os trabalhos investigativos no Legislativo.

A CPI dos Pneus tem Janaína Veterinária, Fernanda Carrara e Lauro de Melo como membros

CASSAÇÃO

Na semana anterior, o mesmo cidadão Kleber Aparecido Paulino, protocolou denúncia na Câmara Municipal de Piraju solicitando a cassação do mandato do prefeito em exercício Carlinhos Pneus, baseando-se no inquérito civil aberto pelo Ministério Público para apurar supostas irregularidades no fornecimento e montagem de pneus à prefeitura de Fartura no segundo semestre de 2022.

O fornecimento foi feito pela empresa Organização Carlos Pneus, da qual o denunciado é sócio. Um dos pontos é a emissão de notas fiscais referente à montagem de 260 pneus. O MP constatou que não houve comprovação da realização do serviço. O inquérito apurou que foram emitidas mais de uma nota fiscal para os mesmos veículos a cada 90 dias. O MP averiguou que foram localizados apenas 16 pneus em estoque na prefeitura. Por outro lado, 495 notas fiscais de pneus foram apresentadas à administração.