A preocupação com a Saúde em Taguaí é sempre constante, e para isso, segundo informações, desde o início do mês, a Coordenadoria Municipal de Saúde deu início a um projeto visando ampliar o setor de fisioterapia no município para integrar as equipes de saúde e, para isso, a contratação de um fisioterapeuta para apoiar as equipes de saúde sempre foi um projeto do setor.
“As equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) já contam com atendimento de nutricionista, psicólogo e dentista nas unidades, agora, o fisioterapeuta vai realizar de forma integrada, atividades preventivas e de reabilitação dentro das unidades”, informou a coordenadora de Saúde Renata Bergamo Pires, acrescentando que haverá também fisioterapia domiciliar, indicada para pessoas que, estando em estabilidade clínica, necessitam de atenção á saúde em situação de restrição ao leito temporária ou definitiva.
As ações estão sendo coordenadas pela responsável técnica, a fisioterapeuta Fátima Caroline Cardoso de Góes Blanco. Segundo a profissional, o setor de fisioterapia vem passando por mudanças visando não só ações de reabilitação e o atendimento têm como objetivo o restabelecimento das funções do paciente, prejudicadas por doenças ou acidentes.
“Estamos estruturando para junto com as equipes de saúde trabalhar a prevenção de doenças osteomusculares e cardiovasculares através de atividades coletivas, exercícios físico e grupos de prevenção”, ressaltou a fisioterapeuta.
No Centro de Saúde Rosa Boranga, o Departamento de Fisioterapia passou por melhorias da estrutura física com pintura, aparelhos de ar condicionado e mais uma sala para atendimentos. Também foram adquiridos novos equipamentos, garantindo assim acesso a todos que necessitam, frisou a coordenadora Renata.