Os padres Teatinos de Fartura e cidades da região, junto a outros do mundo inteiro, além de mais de 80 leigos das paróquias Teatinas do Brasil, estão em Roma, na Itália, onde participam da celebração do jubileu dos 500 anos de fundação da Ordem Teatina dos Clérigos Regulares, evento que durou do dia 9 ao dia 14.
De Fartura estiveram os padres Carlos Garcia, Blener Domingues e Aristeu; de Taguaí o padre Jesus Angel, além de párocos de cidades próximas, em uma comemoração singular, e como parte da celebração, no primeiro dia, segunda-feira, 9, a Santa Missa foi presidida pelo Bispo Teatino, Dom Gorgônio Alves da Encarnação C. R., bispo da diocese de Itapetininga e único bispo do instituto religioso de direito pontifício, na Basílica de Sant’Andrea Della Vale.
O Papa Francisco esteve cumprindo agenda nestes dias na Ásia e Oceania, mas voltou ao Vaticano na sexta-feira, 13, e no sábado, 14, recebeu cerca de 1500 participantes da peregrinação que comemora justamente nesse dia os 500 anos de fundação da Ordem Teatina dos Clérigos Regulares na Basílica de São Pedro.
Os Teatinos ainda participaram de uma conferência na capital italiana para depois, em Veneza, se celebrar uma missa presidida pelo padre argentino Marcelo Raúl Zubía, vigário-geral da Ordem dos Clérigos Regulares, com a presença de peregrinos teatinos, padres e amigos diocesanos do próprio Brasil, dos EUA, México, Colômbia, Argentina, Portugal, Espanha e Itália. Muitos outros eventos ainda foram realizados na comemoração.