Dois incêndios ocorridos no decorrer da semana passada também causaram prejuízos e colocaram propriedades em risco nas cidades de Piraju e Timburi, além de colocar em risco ainda a vida de animais silvestres e até mesmo criações.
PIRAJU
No primeiro incêndio, que atingiu uma área de vegetação em Piraju, na noite de terça-feira, 20, mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros. Ninguém ficou ferido, mas conforme relataram os bombeiros de Piraju, a ocorrência foi atendida na região da Estrada Velha Piraju/Sarutaiá, quando um caminhão pipa e equipes da Prefeitura estiveram no local para ajudar a controlar o fogo. De acordo com o responsável pela empresa que realiza a manutenção dos equipamentos, José Fernando Dalla Bernardina, as chamas não prejudicaram o parque porque o local passa por limpeza com frequência.
Conforme relatos do próprio José Fernando que acompanhou tudo de perto, o incêndio afetou um cabo de energia de baixa tensão que alimenta o parque, deixando o parque de antenas sem energia, o que acabou deixando toda a cidade sem o sinal de TV aberta.
A retransmissão foi normalizada na manhã da quarta-feira e os sinais de TV foram restabelecidos. O incêndio foi controlado pelo Corpo de Bombeiros e pelo caminhão-pipa do município.
Segundo a prefeitura, as causas do incêndio serão investigadas. Apesar da proximidade com o parque de tele transmissão, os equipamentos não foram atingidos.
TIMBURI
Já em Timburi, o fogaréu, conforme relato de um morador, aconteceu na manhã de sexta-feira, 23, quando atearam fogo em um terreno bem próximo ao trevo da cidade, mas as chamas acabaram se estendendo por mais três propriedades, pois o vento forte fez com que atravessasse do outro lado da pista.
Segundo Andrey, “foram mais de três horas lutando contra o fogo e fumaça, usando caminhão pipa, trator, máquinas tudo deslocado para os lugares pra poder dar conta, sem falar as áreas sem acesso, sendo feito por funcionários da Prefeitura e os próprios proprietários ajudando, então vamos ter consciência antes de fazer isso, sem falar que são animais que estão na linha do fogo, plantações que são devastadas sem dó”, comentou o timburiense.14