Buscando proporcionar atendimento correto e de confiança, em Taguaí está sendo feita a fiscalização do Cadastro Único (CadÚnico) e do Programa Bolsa Família, que envolve uma série de etapas e procedimentos para garantir a correta utilização dos recursos públicos e a adequada inclusão e manutenção dos beneficiários nos programas sociais.
De acordo com o secretário da Assistência Social de Taguaí, Diego Benatto, o CadÚnico é o instrumento utilizado pelo governo federal para identificar e caracterizar as famílias de baixa renda no Brasil. É utilizado como base para a seleção de beneficiários de diversos programas sociais, incluindo o Bolsa Família e as famílias devem estar inscritas para ter acesso aos benefícios sociais do governo.
Já o Bolsa Família, segundo o secretário, é um programa de transferência de renda direcionado às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Os beneficiários recebem um valor mensalmente, de acordo com a composição familiar e a renda per capita, buscando um alívio imediato da pobreza e contribuir para o acesso das famílias aos direitos sociais básicos, como educação e saúde.
De acordo com informações de Diego, a fiscalização é realizada pelos órgãos responsáveis, como Ministério da Cidadania, Controladoria-Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas da União (TCU), sendo os principais objetivos verificar a veracidade das informações declaradas pelas famílias no CadÚnico, identificar irregularidades e garantir que apenas os beneficiários que realmente se enquadram nos critérios estabelecidos recebam os benefícios.
“Nosso setor realiza somente as visitas domiciliares, porém os outros órgãos que fazem o cruzamento de dados com outras bases governamentais e auditorias para assegurar a transparência e a eficácia dos programas”, disse Diego.
O CadÚnico em Taguaí fica na Rua João Carniato nº 27, ao lado da Secretaria Municipal de Assistência Social, próximo a Santa Casa. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas.